sexta-feira, 15 de junho de 2012

Caminhos da formação
O PPGCOM da USP



Os caminhos de formação para os professores são variados. Num direcionamento acadêmico, a pós-graduação stricto sensu é uma possibilidade. Alguns cursistas que concluíram o Mídias na Educação têm, por sinal, indagado como é o processo de ingresso nos cursos (mestrado e doutorado) da pós-graduação desse tipo.

Por essa razão, estamos realizando pequenas entrevistas com professores que possam dar informações úteis sobre os "programas" (o modo como se organiza a pós-graduação) que, talvez, possam ser objeto de interesse dos cursistas do Mídias na Educação. Assim, serão obtidas informações de cursos (programas) do estado de São Paulo e das áreas da Comunicação e da Educação.

Vale notar que o professor deve também fazer pesquisas na internet, ouvir conhecidos que tenham feito tais cursos, enfim, buscar outras informações que ajudem a consolidar a opção pela feitura de determinado processo seletivo. O site da Capes, órgão que avalia a pós-graduação, possui uma ferramenta de busca dos programas de pós-graduação recomendados (por área, nota e região), que irá informar, entre outras coisas, a página web dos mesmos. Esse é um importante instrumento auxiliar de pesquisa.

Acima, há uma entrevista da Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes, coordenadora do PPGCOM (Programa de Pós-Graduação em Comunicação) da USP. Ela fala sobre os seguintes tópicos: 1) o histórico do PPGCOM e a relação dele com a pesquisa voltada à Educação, 2) o processo seletivo do programa, 3) a diferença entre um mestrado e um doutorado, e o tempo em que devem ser feitos esses cursos no PPGCOM, 4) a questão das bolsas de estudo, e, concluindo, 5) envia uma mensagem ao professor interessado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário