domingo, 20 de maio de 2012

Bibliografia on-line
Material impresso (cordel, jornal, livro didático, etc.) e Educação

Uma bibliografia sobre o tema do material impresso, com muitos textos on-line.

ACIOLI, Alexandre de Souza. Literatura popular como ferramenta para a educação ambiental. Rev. Brasileira de Educação Ambiental, Vol. 5, No 1, p. 76-83, 2010.

ALVES, Roberta Monteiro. A literatura de cordel em sala de aula: uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico. Dissertação de mestrado em Letras, São Cristóvão (SE), UFSE, 2010.

ANDRÉ, Tamara Cardoso. O desenvolvimento da escrita segundo Vigotski: possibilidades e limites de apropriação pelo livro didático. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2007.

ANHUSSI, Elaine Cristina. O uso do jornal em sala de aula: sua importância e concepções de professores. Dissertação de mestrado em Educação, Presidente Prudente, UNESP, 2009.

ANTUNES, Benedito (org.). A memória, literatura e tecnologia. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2005.

ASSUMPÇÃO, Zeneida. Jornal escolar online como instrumento de educação e cultura. Regiocom 2005, Chapecó (SC), Unochapecó, 10 a 12 de agosto de 2005.

BACCEGA, Maria Aparecida. A formação de leitores na sociedade midiática: novas tecnologias, novas sensibilidades. 3º Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2006.

BAHIA, José Péricles Diniz; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Jornal na escola: estratégias de uso para a construção de cidadania. Revista FACED, No 11, p. 171-187, jan/jun. 2007.

BAHIA, José Péricles Diniz. Jornal na escola: estratégias de uso para a construção de cidadania. Dissertação de mestrado em Educação, Salvador, UFBA, 2005.

BARROS, Miriam da Rocha. Jornal como proposta de educação para a cidadania. Comunicação & Educação, Vol. 7, No 19, P. 100-102, 2000.

BASTOS, Gilcélia Cristina de Magalhães. Letras e Artes em Ação: a produção de textos de cordel por alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). IV Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes, Campos de Goytazes (RJ), 26 a 28 de agosto de 2009.

BAPTISTA, Dulce Maria. Internet e livro: uma falsa dicotomia. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., v. 4, n. 2, p. 40-52, ago./dez.2011.

BESKOW, Cristina Alvares. Comunicação, educação e inclusão digital: quem tá ligado na escola estadual paulista? Uma análise da interatividade no projeto Tô Ligado: o jornal interativo da sua escola. Dissertação de mestrado em Comunicação, São Paulo, USP, 2008.

BITTENCOURT, Marcella Chartier Martins; PASTORE, Renata Guimarães. Protagonizando o jornal: polifonia, polissemia e dialogia. 4º Seminário Nacional "O professor e a leitura de jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2008.

BONOMO, Giselle Castilho Hilário. A função social do jornal impresso na escola como recurso pedagógico de apoio ao exercício da cidadania. Dissertação de mestrado em Comunicação, Bauru, UNESP, 2007.

BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (org.). Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros. São Paulo, Ed. UNESP, 2010.

CAPRINO, Mônica Pegurer; SANTOS, Arlete Prieto. Projeto Repórter na Escola: uma experiência de educomunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003.

CARNICEL, Amarildo Batista. O jornal comunitário como estratégia de educação não-formal. Tese de doutorado em Educação, Campinhas, UNICAMP, 2005.

CARNICEL, Amarildo Batista. Jornal Comunitário e Educação-Não-formal: Três Experiências, Um Caminho. XVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre RS, 2004.

CAVALCANTI, Joana. O jornal como proposta pedagógica. São Paulo, Paulus, 1999.

CHARTIER, Roger. Formas e sentido - cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, ALB/Mercado de Letras, 2003.

CHARTIER, Roger (org.). A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo, Imprensa, 1999.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo, SENAC, 2000.

CITELLI, Adilson Odair. A circulação do texto na escola: mediações dos veículos de massa. Comunicação & Educação, n. 1, set. 1994.

COIMBRA, Sandra Gonçalves. A formação de uma cultura científica no Ensino Médio: o papel do livro didático de Física. Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Brasília, UNB, 2007.

CORTELLA, Mário Sérgio. O Professor e a Leitura do Jornal. 1º Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2002.

COSCARELLI, Carla V. (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

COSTA, Sueli da. A presença de gêneros da esfera da propaganda no livro didático de língua portuguesa. Tese de doutorado em Linguística, São Paulo, PUC/SP, 2008.

ELIAS, Marisa Del Cioppo. Jornal escolar: fundamentos e experiências. 2º Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2004.

ELIAS, Marisa Del Cioppo (org.). Pedagogia Freinet: teoria e prática. Papirus, Campinas (SP), 1996.

FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA, Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2002.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.

FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo, Contexto, 1999.

FEITOSA, Ceciliany Alves. A literatura na escola: o texto literário no livro didático. Dissertação de mestrado em Letras, São Paulo, PUC/SP, 2007.

FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Livros didático em dimensões materiais e simbólicas. Educação e Pesquisa, vol. 30, n. 3, set.-dez. 2004.

FERREIRA, Kática ZAnvettor. Quem lê jornal sabe mais? As relações discursivas entre educação e jornal. Dissertação de mestrado em Educação, Niterói (RJ), UFF, 2006.

FISCHBERG, Josy. Criança e jornalismo: um estudo sobre as relações entre crianças e mídia especializada infantil. 2007. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, PUC/RJ, 2007. 

FREINET,Celestin. O jornal escolar. Lisboa, Estampa, 1976.

FREIRE, Wendel Jeronimo de Albuquerque. A parceria jornal e escola em projeto pedagógico: um estudo à luz da teoria da representação social. Dissertação de mestrado em Educação, Niteroi (RJ), UFF, 2010.

GADOTTI, Moacir. O jornal na escola e a formação de leitores. Brasília. Liber Livro, 2007.

GALVÃO, Ana M. Cordel, leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GRILLO, Maria Ângela de Faria. A literatura de cordel e o ensino da história. VII Congresso LUSOBRASILEIRO de História da Educação, Porto, Universidade do Porto, 20 - 23 de Junho 2008.

HERR, Nicole. Aprendendo a ler com o jornal. Belo Horizonte, Dimensão, 2ª ed. 2001.

HSIA, Yuk Wah. A utilização do livro didático pelo aluno ao estudar integral. Dissertação de mestrado em Educação Matemática, São Paulo, PUC/SP, 2006.

IJUIM, Jorge Kanehide. Jornal escolar: inter-relação criativa. Comunicação & Educação, ECA/USP, n. 20, p. 33-38, jan./abr. de 2001.

KENSI, Vani M. Múltiplas linguagens na escola. In: ENDIPE. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender, Rio de Janeiro: DP&A, p. 123-140, 2000.

KIKUCHI, Fabiana Lumi. A importância das atividades prescritas pelo livro didático e pelo professor para a formação de leitores. Dissertação de mestrado em Educação, Londrina (PR), UEL, 2010.

KLEIMAN, Ângela. O jornal e a escola: programas e projetos. 1º Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2002.

LIMA, Elício Gomes. Para compreender o livro didático como objeto de pesquisa. Educação e Fronteiras On-Line, v. 2, n. 4, p. 143-155, jan/abr. 2012.

LIMA, Vanessa Wendhausen. O jornal escolar como metodologia de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. 5º Seminário Nacional "O professor e a leitura de jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2010.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Novas tecnologias X Livros didáticos: por uma didática da invenção. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, p. 241-256, 2010.

MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo, Contexto 2002.

MARQUES, Franciele Fátima. O livro didático na educação escolar: da alienação à humanização. Dissertação de mestrado em Educação, Passo Fundo (RS), UPF, 2010.

MARTINS, Aracy Alves. Discursos docentes sobre África e livros didáticos em países lusófonos. In: SOARES, Leôncio et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, p. 643-661, 2010.

MESQUITA, Giselly Soares de. O cordel, o negro e a escola: a cultura popular vai para a sala e discute História. XIII Encontro Estadual de História - Guarabira, PB, Universidade Estadual da Paraíba, 28 a 31/10/2008.

MEYER, Patrícia. Possibilidades e limites na utilização do jornal eletrônico no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, PUC/PR, 2010.

MIRANDA, Amanda Souza de. O Jornal Escolar e a Educação Problematizadora: vislumbrando uma aproximação. UNIrevista - Vol. 1, n° 3, julho 2006.

MUNAKATA, Kazumi. Livro, livro didático e forma escolar. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, Autêntica, p. 219-240, 2010.

OHLWEILER, Beatriz Maria Demoly. Criação de um jornal na sala de aula de português - língua estrangeira. Dissertação de mestrado em Letras, Porto Alegre, UFRGS, 2006.

ORMANEZE, Fabiano. Capas de jornal vão à escola: intertextualidade, literatura e criatividade a partir de duas capas de periódicos. 5º Seminário Nacional "O professor e a leitura de jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2010.

PAROLI, Rebeca Maria. Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino. Dissertação de mestrado em Educação, Campinas (SP), PUC/Camp., 2006.

PASTORELLO, Adriana. Aprender a ler jornais no ensino fundamental. Dissertação de mestrado em Educação, Marília, UNESP, 2005.

PAVANI, Cecília et al. Jornal – Uma abertura para a educação. Campinas, Papirus, 2007.

PAVANI, Cecília (org.). Jornal, (in) formação e ação. Campinas, Papirus, 2002.

PEDROTTI, Janaína Sarah. Escola e jornal: saberes sobre a escrita e desafios para a emancipação. Dissertação de mestrado em Educação, Cuiabá, UFMT, 2010.

PINHEIRO, Fernando. Jornal escolar: laboratório para o ensino de Língua Portuguesa. Dissertação de mestrado em Linguística, Londrina (PR), UEL, 2009.

PINHEIRO. Hélder; LÚCIO, Ana C. M. Cordel na sala de aula. São Paulo, Duas Cidades, 2001.

PORFIRO, José Cláudio Mota. Literatura de cordel, educação e formação da consciência crítica. Tese de doutorado em Educação, Campinhas (SP), UNICAMP, 1999.

PORTELA, Eduardo (org.). Reflexões sobre os caminhos do livro. São Paulo: Unesco/Moderna, 2003.

PUZZO, Miriam Bauab. A linguagem verbo-visual das capas de revista: um subsídio à leitura crítica. 4º Seminário Nacional "O professor e a leitura de jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2008.

RIBEIRO, Regiane Regina. A utilização de processos midiáticos na escola: um olhar redimensionador na interface Comunicação Educação - "O programa Veja na Sala de Aula". Tese de doutorado em Comunicação e semiótica, São Paulo, PUC/SP, 2007.

RODRIGUES, Márcio de Oliveira. A integração do recurso-jornal na prática pedagógica do professor: estudo de uma proposta de formação continuada. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, PUC/PR, 2006.

ROSA, Patricia Vargas da. Navegando no jornal em sala de aula: leitura e autopoiese. Dissertação de mestrado em Letras, Santa Cruz do Sul (RS), UNISC, 2008.

SANTANA, Bruna B. S.; BATISTA, Raimunda B. Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula. Boitatá - Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, n. 4, jul.-dez. de 2007.

SILVA, Alessandra Gomes da. A leitura de charges e “tirinhas” como recurso pedagógico na educação de jovens e adultos surdos. 5º Seminário Nacional "O professor e a leitura de jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2010.

SILVA, Áurea Silvia Amaral Marques da. A mídia e a competência leitora: o texto publicitário no livro didático de português. Dissertação de mestrado em Comunicação, Marília (SP), UNIMAR, 2006.

SILVA, Ezequiel Theodoro da (org.). O Jornal na vida do professor e no trabalho docente. São Paulo/Campinas, Global Editora/ALB, 2007.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O jornal na vida do professor. 3º Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2006.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Revalorização do livro diante das novas mídias. Veículos e linguagens do mundo contemporâneo: a educação do leitor para as encruzilhadas da mídia. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (org.). Integração das Tecnologias na Educação. Brasília, SEED/MEC, p. 32-37, 2005.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1984.

SILVA, Lúdio. O uso das informações dos jornais e revistas: possibilidade de formação para a autonomia e desenvolvimento de habilidades da disciplina Redação no aluno do Ensino Médio. Dissertação de mestrado em Educação, Campo Grande, UCDB, 2005.

SILVA, Mara Claudia De Oliveira. A leitura do Cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. Dissertação de mestrado em Linguística, Taubaté (SP), UNITAU, 2008.

SPADAFORA, Sheila Aparecida de Moraes Ibiapino. O cordel em sala de aula: contribuição ao ensino de língua portuguesa. Dissertação de mestrado em Letras, São Paulo, PUC/SP, 2010.

TEIXEIRA, Ana Paula de Moraes. As propostas de jornal na educação e suas implicações com a formação da cidadania. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, 05-09 de setembro de 2005.

TRINDADE, Antonio Alberto. Aspectos Teórico-Práticos do Uso do Jornal na Escola. 2º Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2004.

VIANA, Arievaldo. Cordel: da feira à sala de aula. Salto para o Futuro - Literatura de Cordel e Escola, Ano XX, Boletim 16, p. 20-27, Outubro 2010.

YUNES, Eliana; PONDE, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo, FTD, 1989.

ZANCHETTA Jr., Juvenal. Por que, afinal, a leitura de jornais na escola? 3º Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", Campinas (SP), Unicamp, 2006.

ZANCHETTA Jr., Juvenal. Desafios para a abordagem da imprensa na escola. Educ. Soc., vol. 26, n. 93, p. 1497-1510, Set./Dez. 2005.

ZATZ, Lia. Aventura da Escrita: história do desenho que virou letra. São Paulo, Moderna, 1995.

Um comentário:

  1. Para compreender o livro Didático. O Material nos ajuda, tras subsidios importantes para a pesquisa relacionada ao assunto. muito obrigado por esse material

    Prof. João Paulo

    ResponderExcluir