sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bibliografia on-line
Televisão, Vídeo, Cinema e Educação

Um conjunto de referências sobre os temas do título da postagem.

ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. O Olhar Reflexivo do Educador: A Televisão na Prática Docente. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, 2005.

ALEGRIA, João; DUARTE, Rosália. Um sonho, um belo sonho: gênese das relações entre educação e cinema no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 5, n. 15, p. 11-26, mai./ago. 2005.

ALMEIDA, Benedita de. Vídeo e TV na sala de aula: limites e possibilidades para a reflexão e para a formação integral. II Seminário Internacional “As redes de conhecimentos e a tecnologia”, Rio de Janeiro, 24 a 27 de junho de 2003.

ALMEIDA, Shirley Aparecida Jamelli de. A cultura da mídia: televisão e cotidiano escolar. Dissertação de mestrado em Educação, Sorocaba, UNISO, 2007.

ALVES JÚNIOR, Dori. A relação mídia/esporte: um estudo das mensagens esportivas na televisão e seus efeitos na prática da Educação Física escolar, na percepção do professor. Dissertação de mestrado em Educação Física, Brasília, UNB, 2008.

AMARAL, Sérgio Ferreira do; SOUZA, Karla Isabel de. Vídeo digital e educação: projeto pedagógico utilizando vídeo digital. Virtual Educa, São José dos Campos, 2007.

AMARAL, Sérgio Ferreira do Amaral; PACATA, Daniel Moutinho. A TV Digital Interativa no espaço educacional. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 5, n. 1 , p. 95-98, dez. 2003.

ARAÚJO FILHO, Waldemir de. Cinema e ensino de história na perspectiva de professores de história. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, PUC/RJ, 2007.

ARBEX, Dafne F.; SENS, André Luiz; SPANHOL, Fernando. TV Digital Interativa e EAD: a produção de conteúdos para programas educativos. II Simpósio Internacional de Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação. Campinas (SP), UNICAMP, 13 a 16 de outubro de 2009.

ARBEX, Dafne F. et al. Novos gêneros e formatos: a produção de conteúdos interativos na TV Digital. IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação / XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, PR, 4 a 7 de setembro de 2009.

ARGOLLO, Rita Virginia A. S. De Big Brother a Pokémon: a TV como Recurso Pedagógico. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, 2005. 

BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo, Ed. SENAC, 2003.

BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola: aproximações e distanciamentos. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador, 2002. 

BARBOSA, Sílvio Henrique Vieira. Cidadania: a educação que passa pela TV brasileira. Tese de doutorado em Comunicação, São Paulo, USP, 2005.

BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie", de Leon Hirszman. Dissertação de mestrado em Educação, São Paulo, UPM, 2006.

BARCELOS, Patrícia. Cinema: temas contemporâneos. Imagens e sons - construção de uma linguagem. Salto para o Futuro - Cinema e educação: um espaço em aberto, Ano XIX, Nº 4, p. 27-37, Maio/2009.

BELDA, Francisco Rolfsen. Um modelo estrutural de conteúdos educativos para televisão digital interativa. Tese de doutorado em Engenharia de Produção, São Paulo, USP, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. A televisão como ferramenta pedagógica na formação de professores. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 287-301, jul./dez. 2003.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP, Autores Associados, 2001.

BENTO, Franciele. A educação escolar e o cinema de animação: em estudo a turma da Mônica. Dissertação de mestrado em Educação, Maringá, UEM, 2010.

BETTI, Mauro. “Imagens em ação”: Uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. Movimento, v. 12, n. 2, p. 95-120, maio/ago. 2006.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Desenvolvimento de Vídeos Educativos com o Windows Movie Maker e o YouTube: Uma Experiência no Ensino Superior. VIII LUSOCOM: Comunicação, Espaço Global e Lusofonia. Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, p.1052–1070, 14 e 15 de Abril, 2009.

BRUZZO, Cristina. Cinema e educação: formando espectadores para um cinema diverso. RUA - Revista Universitária do Audiovisual. Dossiê Audiovisual e Educação, n. 10, maio de 2011.

CAETANO, Saulo Vicente Nunes; FALKEMBACH, Gilse A. MOrgental. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, CINTED, 16 a 18 de julho de 2007.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Conhecimento da História e da Educação: o cinema como fonte alternativa. Revista Comunicações – Revista do Programa em Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, ano 10, n° 2, p. 183-193, Dez/2003.

CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de. Televisão e Cinema na Educação Superior. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Brasília, 2006.

CARVALHO, Renata Inneco Bittencourt de. O professor e o audiovisual: estudo da mediação pedagógica em uma instituição de ensino superior. Dissertação de mestrado em Educação, Brasília, UnB, 2005.

CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Modelo para a avaliação da qualidade da educação a distância em ambientes com aulas por televisão, via satélite. Tese de doutorado em Engenharia de Produção, Florianópolis, UFSC, 2008.

CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da escola nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educ. Soc., v. 31, n. 111, p. 605-624, abr.-jun. 2010.

CATELLI, Rosana Elisa. Dos "naturais" ao documentario: o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos 1920 1930. Tese de doutorado em Multimeios, Campinas (SP), UNICAMP, 2007.

CHAMBEL, Teresa; GUIMARÃES, Nuno. Aprender com Vídeo em Hipermédia. Proceedings of CoopMedia, 2000.

CIPOLINI, Arlete. Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto: um estudo sobre a utilização do cinema na educação. Dissertação de mestrado em Educação, São Paulo, USP, 2008.

CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádios, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2001.

COELHO, Aline Martins. Telenovela como instrumento de discussão sobre direito de cidadania: potencialidades e limites. Dissertação de mestrado em Educação, Brasília, UnB, 2009.

CORDEIRO, Sandro da Silva. Televisão em solo educativo: educando o olhar. Dissertação de mestrado em Educação, Natal, UFRN, 2006.

COSTA, Adriane Camilo. O cinema como mediador na educação para a cultura visual. Dissertação de mestrado em Cultura Visual, Goiás, UFG, 2009.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídia. São Paulo: Cortez, 2005.

COUTINHO, Laura Maria; MENDONÇA, Rosa Helena. TV e educação - capítulos de uma história: introdução. Salto para o Futuro - TV e educação: capítulos de uma história, Ano XXI, Boletim 19, p. 5-18, Nov./Dez. 2011.

COUTINHO, Laura Maria. Nas Asas do Cinema e da Educação: vôo e desejo. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 225-238, 2008.

COUTO, Maria Elizabete Souza. A televisão e o vídeo em sala de aula: uma experiência realizada com professores e alunos de História. Comunicação & Educação, Vol.12, n.1, p. 117-124, abr. 2007.

CRUZ, Maria Helena Ferreira Pastor. A televisão e o rádio como instrumentos de Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado em Educação, Alagoas, UFAL.

CRUZ, Sónia Catarina Silva; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Produção de Vídeo com o Movie Maker: Um Estudo Sobre o Envolvimento dos Alunos de 9.º Ano na Aprendizagem. IX Simpósio Internacional de Informática Educativa, Porto, Portugal - 14 - 16 Nov. 2007.

DALLACOSTA, Adriana; SOUZA, Daniela Debastiani de; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. O Vídeo Digital e a Educação. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, UFAM, 2004.

DUARTE, Rosalia; ALEGRIA, João. Formação Estética Audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 59-79, 2008.

DUARTE, Rosália; LEITE, Camila; MIGLIORA, Rita. Crianças e televisão: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tevê. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 497-510, set./dez. 2006.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.

FABRIS, Elí Henn. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 117-133, 2008.

FABRIS, Elí T. Henn. Em cartaz: o cinema produzindo sentidos sobre escola e trabalho docente. Tese de doutorado em Educação, Porto Alegre, UFRGS, 2005.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação e cinema na escola. Revista Teias, v. 8, n. 14-15, jan./dez. 2007.

FANTIN, Monica. Crianças, cinema e mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália. Tese de doutorado em Educação, Ilha de Santa Catarina, UFSC, 2006.

FELIPE, Eloísio Lopes. "Não se perca no controle remoto": uma experiência de mídia-educação na escola. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2009.

FELIPE, Marcos Aurélio. Cinema e educação: interfaces, conceitos e práticas docentes. Tese de doutorado em Educação, Natal, UFRN, 2006.

FERNEDA, Edilson; FONTE-BOA, Flávio; ALONSO, Luíza Beth Nunes. A TV digital interativa: uma oportunidade para a socialização do conhecimento. Informação & Sociedade: Estudos, v. 19, n. 3, p. 25-38, set./dez. 2009.

FERREIRA, Adriana Marques. Cinema e educação: uma reflexão sobre a formação dos educadores na/para a linguagem audiovisual. Dissertação de mestrado em Educação, Juiz de Fora (MG), UFJF, 2009.

FERREIRA, Simone de Lucena. Possibilidades para a educação em rede com a TV digital no Brasil. Tese de doutorado em Educação, Salvador, UFBA, 2008.

FERREIRA, Susana da Costa. O professor como personagem e a escola como cenário: escola e sociedade em filmes norte-americanos (1955-1974). Tese de doutorado em História, Curitiba, UFPR, 2003.

FERRÉS, Joan. Televisão e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.

FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.

FERRO, Marc. O conhecimento histórico, os filmes, as mídias. Olho da História, No. 6, jul. 2004.

FISCHER, Rosa Maria Bueno (org.). Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. 2. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2003.

FORT, Mônica Cristine. Televisão + Educação = Televisão Educativa? CELACOM 2005, São Bernardo do Campo, UMESP, 2005.

GOMES, Luiz Fernando. Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. R. bras. Est. pedag., v. 89, n. 223, p. 477-492, set./dez. 2008.

GUIMARÃES, Gláucia. TV e escola: discursos em confronto. São Paulo, Cortez, 2000.

GUIMARÃES, Iara Vieira. Escola e televisão: para além dos antagonismos. Comunicação & Educação, Vol. 7, N. 21, p. 17-28, 2001.

KLAMMER, Celso Rogério; GNOATTO, Dejanira Malacarne; OZÓRIO, Érika Vanessa Kampa; SOLIERI, Mariluz. Cinema e Educação: possibilidades, limites e contradições. III Simpósio Nacional de História Cultural, Florianópolis, UFSC, 2006.

LEITE, Márcia. A TV educativa entra no ar: História: entrando no ar... Salto para o Futuro - TV e educação: capítulos de uma história, Ano XXI, Boletim 19, p. 19-24, Nov./Dez. 2011.

LIMA JÚNIOR, Ismael de. Aprendendo e ensinando com o cinema: um estudo de caso com jovens universitários. Dissertação de mestrado em Educação, São Paulo, UPM, 2009.

LINHARES, Ronaldo. Educação/Comunicação: o uso do audiovisual em sala de aula. CELACOM 2005, São Bernardo do Campo, UMESP, 2005.

LISBOA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. O contributo do vídeo na educação online. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.

LOUREIRO, Robson. Educação, Cinema e Estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 135-153, 2008.

LOURO, Guacira Lopes. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira et al. (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.

LUQUE, Regina Elisabeth. Diálogos entre o professor e a televisão. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2007.

MACIEL, Leandro Silvio Katzer Rezende. A conquista: uma história da Educação a Distância pela televisão e o movimento da matemática moderna no Brasil. Dissertação de mestrado em Educação Matemática, São Paulo, UNIBAN, 2009.

MANASSES, Miguel Angelo. A televisão na prática pedagógica à luz da pedagogia da liberdade de Paulo Freire. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, PUC/PR, 2010.

MARINO, Izabelle Lima. A televisão no universo escolar da Educação Infantil. Dissertação de mestrado em Educação, Juiz de Fora (MG), UFJF, 2008.

MARTIRANI, Laura Alves. "Videoprodução" e educação: experiências e reflexões. Vivência, n. 29, p. 361-376, 2005.

MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os Exercícios do Ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo, Editora SENAC SP, 2001.

MATTAR, João. YouTube na Educação: o uso de vídeos em EAD. 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Fortaleza, 27 a 30 de setembro de 2009.

MEDEIROS, Sérgio Augusto Leal de. O cinema na fala de aula do professor de história. Dissertação de mestrado em Educação, Juiz de Fora (MG), UFJF, 2006.

MEIRELLES, Rodrigo Corrêa. A digitalização da tv e os contextos culturais. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, PUC/RJ, 2010.

MOELLMAN, Adriana. Cinema: educação e ideologia. O foco na metáfora: as imagens do cinema. Salto para o Futuro - Cinema e educação: um espaço em aberto, Ano XIX, Nº 4, p. 19-26, Maio/2009.

MOGADOURO, Claudia de Almeida. Educomunicação e escola: o cinema como mediação possível (desafios, práticas e proposta). Tese de doutorado em Comunicação, São Paulo, USP, 2011. f

MORÁN, José Manuel. Desafios da televisão e do vídeo à escola. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de e MORAN, José Manuel (org.). Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o futuro. Brasília: MEC, Seed, p. 96-100, 2005. 

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27 a 35, jan./abr. de 1995. 

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2003.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. A televisão e o Vídeo na Escola. Uma nova Dinâmica na Gestão Educacional. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de e MORAN, José Manuel (org.). Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o futuro. Brasília, MEC, Seed, p. 122-127, 2005.

NICOLAU, Ana Carolina Barbosa. Comunicação & educação: amazon sat - a cara e a voz da Amazônia. Dissertação de mestrado em Educação, Manaus, UFAM, 2009.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Imagem, vídeo streaming e texto verbal integrados em material didático para educação a distância on-line. Tese de doutorado em Educação, São Paulo, PUC/SP, 2008.

NOVA, Cristiane. O cinema e o conhecimento da História. Olho da História, No. 3, dez. 1996.

PACHECO, Elza Dias. Televisão, criança, imaginário e educação: dilemas e diálogos. Campinas-SP, Papirus, 1998.

PASSINHO, Sandra Regina de Oliveira Marques. Educação fora do ar: uma análise da TVE maranhense nas reminiscências dos seus participantes. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, UNESA, 2008.

PASSOS, Marileni Ortencio de Abreu. Uma metodologia educacional baseada em vídeo para pessoas com deficiência. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2006.

PENTEADO, Heloísa D. Televisão e escola: conflito ou cooperação? São Paulo: Cortez, 2000.

PEREIRA JÚNIOR, Geraldo. Paternidade e saúde discutidos por jovens de escolas públicas em vídeos documentários. Dissertação de mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, UFRJ, 2008.

PETARNELLA, Diogo; VENDITTI JÚNIOR, Rubens; MARTINS, Leonardo Tavares; VENDITTI, Andreza Chiquetto. A utilização de filmes como recurso didático nas aulas de Educação Física Escolar. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 139 - Diciembre de 2009.

PIMENTA, Adelino Candido. A Produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. Tese de doutorado em Educação Matemática, Rio Claro (SP), UNESP, 2009.

PINTO, Mônica Dias. Educação e Comunicação: experiência brasileira em televisão educativa. In TEDESCO, Juan Carlos (org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incertezas? São Paulo, Cortez, 2004.

PIRES, Eloiza Gurgel. Cinema e Educação: O deslocamento poético do olhar na construção do conhecimento. RUA - Revista Universitária do Audiovisual. Dossiê Audiovisual e Educação, n. 10, maio de 2011.

PIRES, Eloiza Gurgel. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010.

POIT, Davi Rodrigues. Um olhar frankfurtiano sobre o alcance da programação esportiva da televisão nas aulas de educação física escolar. Tese de doutorado em Educação, São Paulo, PUC/SP, 2008.

PONTES, Elicio. TV e público de educadores - A TV na sala de aula: novo cenário, novos desafios. Salto para o Futuro - TV e educação: capítulos de uma história, Ano XXI, Boletim 19, p. 25-33, Nov./Dez. 2011.

PORTO, João Fábio. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática. Dissertação de mestrado em Educação, São Paulo, USP, 2010.

PORTO, Tânia Maria Esperon. A televisão na escola: afinal, que pedagogia é esta? Araraquara (SP), JM Editora, 2000.

PRETTO, Nelson De Lucca; FERREIRA, Simone de Lucena. Possibilidades interativas do sistema brasileiro de televisão digital terrestre. I Encontro da ULEPICC, Niteroi (RJ), 2006.

RAMOS, David Jose Goncalves. A imagem do cinema na construção dos conceitos científicos. Dissertação de mestrado em Educação, Belo Horizonte, CEFET/MG, 2008.

REIS JÚNIOR, João Alves dos. O livro de imagens luminosas. Jonathas Serrano e a gênese da cinematografia educativa no Brasil [1889-1937]. Tese de doutorado em Educação, Rio de Janeiro, PUC/RJ, 2008.

RETT, Silvana Bueno Teixeira. Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na escola e os desafios de hoje. Dissertação de mestrado em Educação, Campinas (SP), PUC/Camp., 2008.

RIBERIO JUNIOR, Djalma. O Audiovisual na Escola: dominação ou transformação. RUA - Revista Universitária do Audiovisual. Dossiê Audiovisual e Educação, n. 10, maio de 2011.

RIZZO JÚNIOR, Sergio Alberto. Educação audiovisual: uma proposta para a formação de professores de ensino fundamental e de ensino médio no Brasil. Tese de doutorado em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, USP, 2011.

ROSATELLI, Luiz Andre Carrieri. Ateliê de vídeo e cultura juvenil: um estudo de caso sobre aprendizagem e socialização de jovens urbanos de segmentos populares através das tecnologias do vídeo digital. Dissertação de mestrado em Educação, São Paulo, USP, 2007.

ROSSETO, Larissa Fernanda Domingues. Educação para as mídias via TV digital: uma proposta para a formação continuada de professores da Educação Básica. Dissertação de mestrado em Comunicação, Informação e Educação em TV Digital, Bauru, UNESP, 2010.

SACRINI, Marcelo. Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar. Dissertação de mestrado em Educação, São Paulo, USP, 2008.

SACRINI, Marcelo. Televisão digital interativa: expectativas de uso cultural e educativo. Comunicação & Educação, Ano XI, N. 3, p. 353-364, set./dez. 2006.

SACRINI, Marcelo. O uso da televisão digital no contexto educativo. ETD - Educação Temática Digital, vol. 7, n. 1, p. 39-56, 2005. 

SANTIAGO, Dileta da Rosa. O ensino da literatura na visualidade do cinema: a ficção dentro e fora da sala de aula. Dissertação de mestrado em Educação, Canoas (RS), ULBRA, 2005.

SANTOS, Ana Paula Toppan dos. A presença do bullying na mídia cinematográfica como contribuição para a educação. Dissertação de mestrado em Comunicação, Marília, UNIMAR, 2009.

SANTOS, Elizabete dos. Televisão digital interativa: contribuições ao programa de formação continuada de professores da rede pública estadual de educação básica no Paraná. Dissertação de mestrado em Tecnologia, Curitiba, UTFPR, 2010.

SANTOS, Julio Cesar. Fazendo vídeos no colégio Ottília: tecnologia e arte como ação coletiva. Dissertação de mestrado em Tecnologia, Curitiba, UTFPR, 2008.

SANTOS, Paulo César dos. Meios de comunicação e interatividade com a TV digital: um estudo sobre suas possibilidades de uso no processo de ensino/aprendizagem. Dissertação de mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, PUC/SP, 2010.

SANTOS, Paulo Ricardo dos; KLOSS, Sheila. A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba -SC. XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Novo Hamburgo – RS 17 a 19 de maio de 2010.

SETTON, Maria da Graça Jacintho (org.). A Cultura da Mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo, Annablume, 2004.

SILBIGER, Lara Nogueira. O potencial educativo do audiovisual na educação formal. In: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (org.). Campos da Comunicação. Covilhã, Universidade da Beira Interior, p. 375-381, 2005.

SILVA, José Vieira da. As dificuldades do uso do vídeo em aulas de matemática na EJA no município de Goiana-PE. Dissertação de mestrado em Educação, Recife, UFPRE, 2006.

SILVA, Josias Pereira. A produção de vídeo em escolas: um estudo sobre o perfil dos professores que trabalham com a criação de vídeos em escolas do município do Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado em Educação, Rio de Janeiro, UNIRIO, 2007.

SILVA, Maria das Graças Amaro da. TV digital interativa: uma janela educativa com perspectiva no sujeito da ação. Tese de doutorado em Educação, João Pessoa, UFPB, 2008.

SOUZA, Adriana Maricato de. Programas Educativos de Televisão para Crianças Brasileiras: Critérios de Planejamento Proposto a partir das Análises de Vila Sésamo e Rá Tim Bum. Dissertação de mestrado em Comunicação, São Paulo, USP, 2001.

SOUZA, Débora Martins de. Performance comunicativa: formulações estratégicas dos sentidos no programa TV Escola. Tese de doutorado em Comunicação, São Paulo, USP, 2006.

SOUZA, Karla Isabel de; AMARAL, Sérgio Ferreira do. El uso del vídeo digital en clase de enseñanza básica: una propuesta pedagógica. Comunicar, nº 31, v. XVI, p. 457-461, 2008.

TARDELLI, Raquel Terzoni. A televisão, o surdo e a escola: relações possíveis. Dissertação de mestrado em Educação, Ribeirão Preto, CUML, 2008.

TAVARES, Tatiana Aires et al. A TV Digital Interativa como Ferramenta de Apoio à Educação Infantil. Revista Brasileira de Informática na Educação, Vol. 15, N. 2, p. 31-44, Maio a Agosto de 2007.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel (org.). A Escola Vai ao Cinema. Belo Horizonte, Autêntica, 2003.

THURLER, Larriza. Novas tecnologias e interatividade. Uma análise da participação do espectador com a convergência da TV e Internet. X Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste – SIPEC, Rio de Janeiro, UERJ, 2004.

VARGAS, Ariel; ROCHA, Heloísa Vieira da; FREIRE, Fernanda Maria Pereira. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. CINTED - Novas Tecnologias na Educação, V. 5, Nº 2, Dezembro, 2007.

VENTURINI, Micheli. Educação, TV digital e mídia esportiva: um sinal de qualidade? Dissertação de mestrado em Educação, Salvador, UFBA, 2009.

VIANA, Viviane Paula. TV escola e produção de conteúdo digital interativo: um estudo de caso. Dissertação de mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação em EAD, Londrina, UFC/UNOPAR, 2008.

VIERA, Bruno Matos. A produção de imagens a serem utilizadas em vídeos de educação, divulgação e difusão de ciência. Dissertação de mestrado em Bioquímica, Rio de Janeiro, UFRJ, 2008.

VIEIRA, Fernando Zan. A utilização didática do cinema para a aprendizagem da educação ambiental. Dissertação de mestrado em Educação, Ponto Grossa (PR), UEPG, 2009. 

VIEZZER, Simoni. Aprendendo a ler/ver televisão na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. Dissertação de mestrado em Educação, Porto Alegre, UFRGS, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário