sexta-feira, 9 de março de 2012

O futuro da fotografia: o fim das fotos sem foco

A evolução da tecnologia de fotografia tinha até agora, em resumo, duas grandes etapas: a analógica e a digital. Agora, ganha, talvez, uma terceira: a foto baseada em campo de luz. As primeiras fotos baseadas em sais de prata – ou seja, em processo fotoquímico – foram feitas simultaneamente na França e na Inglaterra, em 1839. Do lado francês, Louis Daguerre descobriu o processo em 1835, mas só registrou em 1839, no mesmo ano em que o inglês William Henry Fox Talbot também requeria a patente da invenção da foto com negativo, em placas de vidro. Em 1884, George Eastman inventa o negativo flexível, com filmes de celuloide.

No século 20, nascem as fotos em cores pelos processos Agfacolor e Kodachrome, ambos nos anos 1930. Virão depois, o Kodacolor e o Ektachrome, logo após a Segunda Guerra Mundial. Em 1938, Edwin Land inventa o Poloroid, um processo de positivo direto, em preto e branco e, em 1962, o mesmo processo em cores.

A foto digital é fruto do desenvolvimento do computador e surge nos anos 1980, inicialmente com as primeiras câmeras Mavica, da Sony, ainda com baixa resolução, inferior a 0,5 megapixel. De lá para cá, a evolução tem sido extraordinária, a ponto de sepultar praticamente a foto analógica, baseada em processos fotoquímicos.

Agora, com a câmera Lytro, um novo salto da fotografia digital, na forma de captação da luz."

Acima, o trecho final de uma interessante postagem do blog de Ethevaldo Siqueira (aqui), comentando (e explicando o que é) o lançamento da câmera Lytro, que utiliza um conceito diferente para registrar as imagem, baseado no campo de luz (ou Light Field).

Nesse desenvolvimento da fotografia digital, o foco pode ser ajustado depois que a imagem é capturada. Veja exemplos, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário