quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sugata Mitra e o aprendizado a partir do computador



O professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, Sugatra Mitra participou da abertura do EducaParty. Mitra ficou famoso com seu experimento do Buraco na Parede (na verdade um conjunto de experimentos), em que simplesmente deixou um computador em uma área pública para ser manipulado por crianças pobres, na Índia.

No vídeo de palestra de Mitra, de 2007, acima, ele fala sobre essa experiência e outras questões que envolvem as tecnologicas e a educação. São ideias importante para a reflexão, como a de que os computadores e as tecnologias fazem mais diferença na base do que no topo da pirâmide social. O papel da autoinstrução em interações de crianças com computadores e com outras crianças -- em particular a importância dos grupos nesse tipo de aprendizado.  Nota, então, as possibilidades da auto-organização para alcançar objetivos educacionais.

Além disso, quanto ao medo que certos professores têm das máquinas, Mitra relembrou o escritor Arthur C. Clarke, que disse, de maneira irônica e crítica, que o professor que pode ser substituído por um máquina o deve ser.

Nesse link há uma entrevista de Mitra para a Folha de S.Paulo. E nesse outro, mais algumas observações, posteriores, do pesquisador, para o mesmo veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário