sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CinEducación


A Folha de S. Paulo publicou na última sexta-feira uma reportagem sobre o projeto chileno CinEducación. O nome é um trocadilho, pois pode ser entendido tanto como "sem educação" como "cinema e educação".

O projeto consiste numa plataforma digital que pretende reunir filmes sobre a educação no Chile e em outros países. A partir do "Leia Mais" você pode saber como participar.


Cineducação


Compartilha miradas

Em Abril deste ano, os estudantes chilenos iniciaram uma mobilização a nível nacional com o propósito de garantir uma educação de qualidade e gratuita para todos. Temas como o fim do lucro e a igualdade de oportunidades se instalaram como pilares fundamentais de um movimento que, desde então, procurou não a solução de problemas específicos senão a modificação profunda do modelo sócio-económico chileno. Suas demandas calaram tão fundo na população que encuestas atingem um 79% de apoio, evidenciando o grande descontentamento do povo chileno para um sistema que pensa a educação como um bem de consumo e não como um direito humano fundamental.

Com um papel activo e comprometido com este movimento educacional, criámos uma plataforma colectiva audiovisual com o propósito de que sirva como espaço de informação, criação e debate cidadão. Nossa grande inspiração vem de Maio do 68′, quando no meio dos protestos estudiantiles, um grupo de cineastas franceses -entre eles Godard, Marker, Resnais e Garrell- tomou as câmaras e saiu à rua a documentar os acontecimentos.

Realizaram pequenos trabalhos audiovisuais que depois projectaram em cinemas, praças, ruas e centros comunitários com o nome de “Cinétracts“. Ao igual que eles, nós também procuramos apoiar as demandas estudiantiles, oferecendo uma mirada colectiva sobre o que ocorre; a diferença deles, queremos aproveitar as vantagens da internet e a facilidade de acesso a câmaras para fazer um chamado aberto à população geral e não só a cineastas profissionais. Assim, ainda que contamos já com o compromisso de um grande número de reconhecidos directores como Patricio Guzmán, Gael García Bernal, Pablo Larraín, Ignacio Agüero, Willem Dafoe e Cristián Jiménez, nosso propósito é abrir uma janela cidadã onde nenhuma mirada esteja por sobre outra.

Convidamo-los a fazer parte desta grande plataforma colectiva, compartilhando sua mirada particular sobre o que ocorre em Chile e o mundo com respeito à educação. Não importa se moras em outro país ou se falas outra lingua; se és documentalista profissional ou um cidadão/a com uma câmara, o que importa é ter algo que dizer e usar a linguagem audiovisual. Animações, collages, montagens, vozes em off, textos, videos participativos e todos os recursos imaginables são bem-vindos. CinEducação é um projecto de criação colaborativa que nasce em Chile, mas se abre a todas as miradas. ¡Toma tua câmara e mobiliza-te!

¿Como participar?

Edita um video de 1 a 4 minutos, sobe-o a youtube ou vimeo e inscreve-o em www.cineducacion.cl. Alí poderão ver, comentar e compartilhar todo o material que recebamos. Ofereceremos também a possibilidade de que a cada pessoa monte seu próprio filme a partir dos videos compartilhados e organizaremos projecções em espaços públicos e em canais comunitários, explorando canais alternativos de distribuição. Todo o material licenciar-se-á com Creative Commons, pra assegurar seu livre e gratuita circulação. Finalmente, no próximo ano editaremos um documental de 90 minutos com alguns trabalhos selecionados, o que será estreado em cinemas, DVD e festivais internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário