domingo, 8 de janeiro de 2012

O livro do manuscrito à sala de aula, anos 20



O interessante filme, acima, procura mostrar o processo de feitura de um livro didático. Infelizmente não há informações sobre ele no IMDb.

O que foi possível apurar, num catálogo de filmes educativos na internet, é que o filme foi "Produced and directed in England by Paul Rotha, Strand film company. Appearing in the film are: Somerset Maugham, Rebecca West and Julian Huxley. Other editions were released in England under titles 'Preface to life' and 'Chapter and verse'".

Seria "Somerset Maugham" o escritor ou um homônimo? Além disso, é bastante provável que o filme tivesse algum intuito publicitário, sendo que placa da editora John C. Winston aparece no início do filme. A data informada do filme, no catálogo, também parece ser errada, 1935 (ano de produção?). Pelo fato do filme ser mudo e pelo tipo de vestuário dos atores, é mais provável que a obra seja, pelo menos originalmente, filmada na década de 20 do século passado.

Um aspecto curioso é o fato de que a produção do livro didático já nesse momento "industrial" atinge, ao que tudo indica, a própria composição textual. Esse aspecto é pouco mostrado no filme, mas é possível inferir o caráter de obra coletiva do livro didático pelas imagens de trabalhadores em mesas de escritório, no início do filme. Este ponto, porém, pouco se destaca, o que o filme enfatiza mais é o processo técnico/gráfico da feitura do livro, até a chegada na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário