sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Usos educativos do Wordle

Sites como Wordle, o WordItOut e o TagCrowd permitem que criemos "nuvens de palavras" (como acima, criada no primeiro serviço). Elas geralmente podem ser editadas, em termos de cor, disposição e inserção/retirada de palavras (comuns -- como "a", "de" etc. --, ou de maneira geral).

A criação é feita a partir da inserção (escrita, upload ou ainda indicação de um endereço web) na ferramenta digital do texto para o qual queremos criar a "nuvem de palavras". O tamanho dessas remete ao número de ocorrências

Muito interessante é quando professores criativos pensam em como utilizar uma ferramenta como essa na sala de aula -- eventualmente fazendo uso também da imagem num blog. Este é o caso dos professores da apresentação abaixo, que dão 52 exemplos e dicas para o uso do Wordle em classe.

Alguns dos exemplos são muito interesssantes e criativos, como:

1.Identificar termos comuns num texto em língua estrangeira;
2. Estudar a linguagem de um autor em profundidade (note-se, nessa linha, que o site Domínio Público possui muitas obras de escritores brasileiros em formato digital);
3. Pedir que cada estudante escreva sobre suas expectativas quanto a um curso. Depois, é possível colocar as ideias no Wordle e fazer um pôster ou camisetas com essa imagem;
4. Pedir que os alunos (ao fim de um curso) escrevam sobre o que aprenderam -- pode-se fazer Wordles de todos os textos e compará-los, e também fazer um geral, que subsidie uma discussão de avaliação sobre um curso;
5. Mostrar graficamente resultados de levantamentos de opinião entre alunos (qual a cor preferida; atividade de férias, etc.);
6. Criar uma imagem de cabeçalho ou postagem para um blog;
7. Definir conceitos abstratos a partir de palavras que se associem a ele e integrem uma "nuvem de palavras";
8. Fazer um presente -- como um cartão de Dia das Mães ou dos Pais;
9. Criar uma "nuvem de palavras" a partir de um algum texto e pedir que crianças interpretem (leiam) as palavras, buscando expressar o sentido e tamanho da palavra;
10. Discutir valores éticos e depois fazer uma "nuvem de palavras" com os valores que os estudantes consideram importantes de serem exercidos na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário