terça-feira, 23 de agosto de 2011

Defesas das monografias da 1ª Oferta

A data das defesas da monografias da 1ª Oferta do curso Mídias na Educação (SP) foi marcada: 17 de setembro de 2011. Nos próximos dias, os cursistas receberão informe mais detalhado, com local, horário de avaliação de seus trabalhos e o programa do dia, com a relação dos estudos desenvolvidos.

Como se observará, os trabalhos são bastante diversificados, compreendendo dimensões variadas da relação entre as mídias e a educação. A avaliação geral tende a ser positiva, em termos do aporte dessa experiência de pesquisa para uma prática mais reflexiva e transformadora, por parte dos cursistas.

Isso ocorre, em particular, pelo fato de que a elaboração/redação dos trabalhos deu-se de modo individual, embora com auxílio decisivo de um orientador. É possível notar -- sem desfazer a importância do trabalho colaborativo -- que essa característica deu oportunidade à expressão de uma marca mais autoral e a uma formação para a pesquisa, do ponto de vista individual, significativa aos cursistas concluintes da Oferta 1. Muitos relatos dos orientadores, ao referirem-se aos trabalhos e esforços dos cursistas, falam em trajetórias de "superação", "conquista de conhecimento", "discussões produtivas", "empenho e dedicação", "abordagem relevante".

Espera-se, porém, que esse trabalho (a monografia ou TCC) não seja a última investigação dos autores, mas sim mais um passo em termos da busca da formação e aperfeiçoamentos que impactem no cotidiano da educação, em particular no que concerne à relação desta com as mídias.

Quando a experiência é submetida à reflexão, à investigação mais sistemática, as possibilidades de transformação ganham reforço qualitativo importante. Como nota o professor Antonio Nóvoa, a propósito da articulação entre experiência e pesquisa:

[...] insisto neste ponto, a experiência por si só não é formadora. John Dewey, pedagogo americano e sociólogo do princípio do século, dizia: 'quando se afirma que o professor tem 10 anos de experiência, dá para dizer que ele tem 10 anos de experiência ou que ele tem um ano de experiência repetido 10 vezes'. E, na verdade, há muitas vezes esta idéia. Experiência, por si só, pode ser uma mera repetição, uma mera rotina, não é ela que é formadora. Formadora é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre essa experiência." (grifo nosso)
É válido, pois, parabenizar todos os cursistas que concluíram a monografia, mas também aqueles que melhoraram o projeto e os que pretendem finalizar o trabalho no próximo Ciclo de orientação, mantendo-se conosco.

2 comentários:

  1. Como faço para obter mais informações sobre o curso e me inscrever?

    ResponderExcluir
  2. Tremma, por favor, escreva para relatorio3o@gmail.com ou então veja o site http://www.usp.br/nce/midiasnaeducacao/

    ResponderExcluir