sexta-feira, 20 de novembro de 2009

USP oferecerá graduação de educomunicação a partir de 2011

O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) aprovou no último dia 17 a criação da graduação de licenciatura em educomunicação. A nova carreira estará vinculada à ECA (Escola de Comunicações e Artes) e entrará em vigor em 2011, com 30 vagas no período noturno.

O curso deve preparar profissionais para atender a demandas provenientes do campo da educação formal (magistério) bem como da prática social, o que prevê o uso das tecnologias da informação e das linguagens da comunicação das artes em projetos voltados para a comunicação educativa.

O profissional poderá atuar na docência, especialmente nos cursos profissionalizantes de nível médio voltados para a comunicação e para as tecnologias da informação. Terá atuação, ainda, no desenvolvimento de projetos destinados a qualificar a expressão comunicativa da comunidade escolar, fazendo uso das linguagens da comunicação, das artes e das tecnologias da informação, tanto no ensino básico quanto no superior. No caso, o educomunicador desempenhará o papel de um assessor a serviço das secretarias de comunicação, das diretorias de ensino e das próprias escolas.

A grade curricular será estruturada de forma a abranger inicialmente disciplinas gerais das ciências humanas, que se especificarão ao longo do curso, partindo da construção de um pensamento crítico sobre a realidade contemporânea até se apropriar das teorias e práticas da comunicação. Essas etapas convergirão para a dimensão participativa do futuro profissional.

O corpo docente - que conta com 19 professores doutores, especialistas em teorias, linguagens e gestão da comunicação, educação, teoria e crítica das artes e tecnologias da informação - assumirá as disciplinas e a direção do novo programa. Foram firmadas também parcerias com o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e com a Faculdade de Educação, que ministrará as matérias referentes às práticas de ensino.

Fonte: UOL Educação/Agência USP de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário