terça-feira, 17 de novembro de 2009

"O Google é uma tragédia para os jovens"

A cultura não é saber quando Napoleão morreu. Cultura significa saber como posso descobrir isso em dois minutos. É claro, hoje em dia posso encontrar esse tipo de informação na internet em menos tempo. Mas, como eu disse, nunca se pode ter certeza com a internet.”
Umberto Eco deu uma entrevista à revista Spiegel, fonte da citação acima (leia a íntegra - aqui) e comentou um tema que vem abordando nos últimos tempos: o impacto da tecnologia na cultura. De modo polêmico, afirmou que "O Google é uma tragédia para os jovens".

De certo modo, ele coloca certas tarefas à escola nesse novo ambiente - como a capacitação dos estudantes para separar a informação. O que você pensa disto?

Um comentário:

  1. A afirmativa pode ser polêmica, mas as motivações são fundamentadas. Se o lugar da escola não é de transmissão de conhecimento, pois o jovem a encontra com facilidade na rede, então qual o lugar da escola? O lugar da escola é de aprendizado formal, é a responsabilidade em auxiliar crianças e jovens a viver no contexto atual, em meio ao emaranhado de informações, no auxílio da discriminação de informação relevante e fundamentada. Nesse sentido é completamente válida a afirmação de Eco.

    ResponderExcluir