quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Indicações de livros infantis

Outra indicação interessante da colega Wania Malafaia é uma materia da Folha Online com sugestões de livros infantis feitas por vários escritores (aqui). Algumas delas estão abaixo.

Ruth Rocha, escritora:

"Bem do Seu Tamanho"
- O livro mostra o dilema vivido pela garota Helena e seus amigos, que ficam confusos quando seus pais dizem que já são grandes e devem ajudar em casa, mas ainda são pequenos para ouvirem algumas conversas de adultos.

"Mico Maneco"
- Clássico da literatura infantil brasileira, o livro é indicado para crianças que começam a ler. Conta a história de Mico Maneco, que é um macaco muito levado, e Mona Maluca, uma macaca meio de miolo mole. O que será que eles aprontam quando se juntam?


Ilan Brenman, escritor:

"Onda" - Com delicados traços feitos a carvão, o livro apresenta uma pequena garota que interage com o mar. Sem palavras, a obra mostra a reação da menina diante do ruído das águas, do bater de asas das gaivotas e do vento que balança seu vestido, em uma conversa silenciosa que se estabelece ao longo da narrativa. "Um livro somente com imagens, uma narrativa sensível e poética. A relação do mar com uma menina ganhou um dos mais belos livros de imagens já publicado", comenta Ilan.

"Peppa"
- Imagine uma menina muito cabeluda. Peppa era muito mais do que isso. Ela tinha um cabelo de um tipo diferente: resistente como fio de aço e tão forte que era capaz de arrastar até uma geladeira. Um belo dia Peppa resolve alisar a cabeleira, mas isso pode não ter sido uma ideia tão boa.


Janine Borba, jornalista:

"Os Saltimbancos" - Inspirada no conto "Os Músicos de Bremen", dos irmãos Grimm, a peça escrita por Chico Buarque conta a história de um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha que, cantando e brincando, dão lições de amizade e convivência a crianças e adultos. "Tinha uns nove anos quando li o texto e fiquei tão encantanda que decidi convidar umas amigas da escola para encenar a peça", conta Janine.


Pedro Bandeira, escritor:

"As aventuras de Huckleberry Finn" - Um garoto cheio de coragem desce o rio Mississippi em busca de aventuras. A bordo de uma balsa, junto com seu amigo, encontra muitas pessoas excêntricas e realiza façanhas de tirar o fôlego.

"Reinações de Narizinho" - Clássico da literatura infantil que vem atravessando gerações reúne as histórias que começaram a ser escritas por Monteiro Lobato em 1920 e levaram cerca de uma década para ficarem prontas. Pedrinho, Narizinho, a boneca de pano Emília e toda a turma vivem muitas aventuras no Sítio do Picapau Amarelo!


Carla Caruso, escritora:


"Como Começa?" - Escrito em versos, o livro instiga a curiosidade e a imaginação das crianças ao fazer questionamentos do tipo: será que o mundo começou em um dia 1º de janeiro? E o mar, começa ou acaba na areia?

"Felpo Filva" - Conta a história do coelho Felpo, um poeta um pouco neurótico. A história começa quando ele recebe uma carta de Charlô, uma fã que critica seus poemas. Indignado, ele começa a se corresponder com ela.

"Limeriques do Bípede Apaixonado"
- A escritora Tatiana Belinky e o ilustrador Andrés Sandoval se unem mais uma vez na produção de um livro infantil. O resultado é mais uma série de limeriques, gênero de poemas em inglês que a autora adaptou para nossa língua. Nesse livro os versos falam de um menino apaixonado por uma menina, que só gosta de bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário