terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alunos de nutrição da USP lançam Programas de TV sobre educação alimentar



O tema escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), para o Dia Mundial da Alimentação deste ano, comemorado no dia 16 de Outubro, foi "Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise". Com este tema, a FAO pretende estimular uma reflexão a respeito do quadro atual da insegurança alimentar mundial.

Para comemorar a data, e ajudar neste objetivo da FAO, por meio da educação, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizou o lançamento em seu Site e conjuntamente na programação da TV USP, de Interprogramas de TV e Vinhetas de Rádio, produzidos por estudantes do Curso de Graduação em Nutrição. Neles há mensagens para a população sobre temas gerais de alimentação e nutrição, produzidos no segundo semestre de 2008 como forma de avaliação acadêmica da disciplina HNT0203 Educação Nutricional, mas que agora foram editados e serão disponibilizados oficialmente.

Esta proposta foi uma parceria inédita na Universidade de São Paulo, que começou em 2008 e une a disciplina de Educação Nutricional do Curso de Graduação em Nutrição da USP, a Assessoria de Comunicação Institucional da FSP/USP, o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP, a Rádio USP e a TV USP, revelando novas práticas educativas para estudantes de nutrição da USP. O projeto teve tanto sucesso que continuou neste ano, com os alunos da turma de Nutrição de 2009 já produzindo novos programas neste ano, que serão apresentados ao público no final do ano.

Utilizando o referencial teórico da educomunicação, conceito desenvolvido no espaço da ECA-USP pelo prof. Ismar de Oliveira Soares, a partir de pesquisas junto ao movimento social América Latina, a coordenação da Disciplina Educação Nutricional, ministrada para alunos do 3º ano do Curso de Graduação em nutrição, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, procurou estas parcerias dentro da própria Universidade, com o objetivo de proporcionar aos alunos possibilidades de se apropriarem de técnicas e conceitos da área de comunicação.

Trata-se de uma forma nova de se ensinar na USP, onde os próprios alunos produzem peças de mídia que terão seu papel social na educação da população, além de ser uma forma lúdica e dinâmica de se ensinar e avaliar o aprendizado dos alunos.

Veja abaixo alguns dos Interprogramas para TV e Vinhetas para Rádio, produzidos pelos alunos de nutrição da USP:
  • O Vídeo Descascando Mitos esclarece sobre o fato de se comer carboidratos à noite engordar ou não e foi produzido pelos alunos: Alessandra Carreiro, Alessandra Godoy, Ana Carolina Lima, Carolina Tavares, Daniela Lopes e Vanessa Magalhães, com participação especial de Diego Raphael e do Prof. Bayardo Baptista Torres.
  • O Vídeo Hora de Recreio esclarece como fazer uma lancheira saudável para as crianças na escola e foi produzido pelos alunos: Maite Bluhu Annunciação, Natália Farias Alves da Silva, Rafaella Kamanstschek Cavallari, Stephanie Mranzana. O vídeo teve como atores; Alfio Alves da Silva Júnior, Greisse Leal e Natália Farias Alves da Silva.

  • O Vídeo Fast Food Saudável esclarece como fazer uma alimentação saudável e higiênica em restaurantes fast-foods e foi produzido pelas alunas: Barbara Ortolani, Grace Nin, Juliana Correia, Karla LIma, Tammy Harada.

  • O Vídeo Escolha Saudável esclarece como fazer escolha de produtos saudáveis e de forma econômica em mercados e foi produzido pelas alunas: Carolina Kim, Hana Lee, Natália Castro, Natália Okada, Vanessa Miyzato.
Veja os Programas no site da FSP (http://www.fsp.usp.br), na TV USP – Canal Universitário - canal 11 pela NET, ou 71 pela TVA ou ainda na IPTV USP (TV pela Internet da USP - http://www.iptv.usp.br/), desde a última sexta-feira (16/10/09), Dia Mundial da Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário