quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Xuxa e as interações na Internet

A apresentadora Xuxa Meneghel viveu, há pouco, situações inusitadas na Internet: foi criticada por leitores de sua página no Twitter por escrever utilizando apenas letras maiúsculas e, depois, protagonizou um bate-boca virtual, por conta de um erro ortográfico de sua filha. Os fatos foram amplamente noticiados (se não acompanhou, leia aqui e aqui).

Do ponto de vista que nos interessa, é interessante reforçar - a partir desse caso - pontos básicos da chamada "netiqueta", isto é, procedimentos de conduta que procuram tornar a experiência da comunicação mediada por computadores menos propensa a mal entendidos.

Como essa interação ocorre, geralmente (e na maior parte do curso Mídias na Educação), de forma assíncrona, não há o retorno imediato de como determinada mensagem é entendida. Ao adotar, majoritariamente, o formato textual, a mensagem também não possui as ênfases e entonações pelas quais a voz qualifica mais precisamente o que se quer dizer.

No início das trocas de mensagens de texto por computador, a escrita em maiúscula fazia justamente o papel de expressar as ênfases numa mensagem. (Mais tarde, a possibilidade de colocar formatações no texto - negrito, itálico etc. - e os emoticons também passaram a expressar esse elemento e outros.) Assim, até hoje, um texto ou trecho em maiúscula é entendido como uma espécie de "grito", pela maioria dos usuários da Internet.

Então, caro cursista, não escreva mensagens totalmente em maiúscula (em fóruns ou e-mail) se não deseja chamar a atenção. No caso dos fóruns, textos totalmente em azul também devem ser evitados, pois, como você pode notar, o fórum varia de um fundo branco a um azul, a cada postagem. Desse modo, a leitura de textos em azul é, por vezes, dificultada.

Busque ainda, em vista do que se disse sobre a natureza das interações, ser claro em seus textos, mantendo-se dentro do foco de discussão do fórum e respeitando as opiniões dos colegas. As discussões e debates são salutares, mas sempre tendo em mente que todos temos um fim em comum e, por isso, devemos interagir respeitosamente uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário