sábado, 18 de julho de 2009

Ensinar na rede - ciências

Em outra postagem, falou-se sobre o aprendizado de conteúdos de ciências, utilizando a rede. Mas muitos professores aproveitam essa possibilidade para também ensinar. Um bom exemplo é o blog (aqui) desenvolvido pelo professor português Carlos Portela, agrupando vídeos educativos (disponíveis online) sobre temas de física, química e outras ciências.

O professor e seus colaboradores fazem algo muito interessante, que é legendar boa parte dos vídeos. Eles utilizam principalmente um serviço disponível no site Overstream, mas também o dotSUB, outra ferramenta na internet que permite adicionar legendas a vídeos.

Abaixo, você poderá ver dois vídeos, disponíveis no site do professor Carlos Portela, e legendados por ele, um com uma palestra com o polêmico biólogo Richard Dawkins, que discorre sobre a singularidade do universo e da percepção humana (exemplificando o uso do dotSUB) e um episódio da série Eureka da TV Ontário, que explica os conceitos de volume e densidade (a legenda demora um pouco para aparecer, nesse caso).



Nenhum comentário:

Postar um comentário