domingo, 28 de junho de 2009

Questões sobre vídeos digitais

Como colocar um vídeo num blog?
Há dois modos: 1) fazendo o upload ("subindo") do vídeo de seu computador para o servidor do serviço de blog utilizado (no Blogger deve-se usar o ícone que fica do lado direito do botão para inserir fotos), 2) copiando o código html para "incorporar" (embed) um vídeo já inserido no YouTube, Vimeo ou outro serviço. (Repare que em nosso blog de vídeos, aqui, colocamos o código para ser copiado por quem tiver interesse, a partir do campo "Sinopse, Ficha Técnica e Código".) A maioria dos vídeos nos sites mencionados permite a opção de cópia de códigos, para disseminar o trabalho.

Importante: o código deve ser colado na parte de "editar html" do blog. Dica: é possível alterar a largura e altura do filme, mudando os parâmetros de width (largura, em pixels) e height (altura, idem) do código copiado. Em ambos os casos, os vídeos só poderão ser vistos se a Internet estiver funcionando.


Meu vídeo está muito grande, e o serviço de armazenamento na Internet não o aceita. O que faço?
Novamente, há duas opções: 1) você pode tentar fracionar o vídeo em partes, primeiro inserindo num programa de edição digital, como o MovieMaker, e apagando as partes que irão estar em outro segmento, o número de vezes que for conveniente. Conforme isso é feito vá gerando as partes do filme; 2) existem programas como o SUPER (gratuito - download e breve explicação de uso aqui) que convertem vídeos de um formato para outro, e podem servir para compactar vídeos, geralmente sendo capazes de reduzir bastante o tamanho do mesmo, com certa perda de qualidade.


Estou vendo um vídeo da Internet, mas ele para. Será que está com problema?
É possível que o problema não seja do vídeo, mas da capacidade de armazenamento do computador do usuário. O computador vai arquivando, para tornar a navegação mais rápida, arquivos de páginas visitadas. Assim, quando abri-las de novo, irá capturar alguns arquivos não da rede, mas do HD. Conforme isso vai ocorrendo, o chamado "cache" do computador fica cheio. E isso pode prejudicar o desempenho do computador para a exibição de um vídeo. A máquina tenta armazenar partes do vídeo, mas não consegue, por falta de espaço. Uma possibilidade para resolver o problema é limpar o cache do computador. No Firefox isso é feito pelo caminho Ferramentas > Limpar dados pessoas > anotar "cache". Já no iExplorer essa operação e realizada na sequência: Ferramentas > Opções da Internet > Histórico de navegação > Excluir > Arquivos de Internet Temporários.


Gostei de um vídeo do conteúdo do curso Mídias na Educação, irei receber esse conteúdo e o vídeo em CD?
O envio de CDs com o conteúdo para os cursistas ainda não foi definido. No entanto todos que quiserem poderão baixar os Módulos do Mìdias na Educação a partir do site Webeduc, e os conteúdos incluem os vídeos utilizados nos Módulos (não como links, mas como recurso interno do mesmo).


É possível baixar filmes da Internet (do YouTube, por exemplo) para meu computador, para mostrar aos meus alunos sem ter que estar na rede?
Alguns sites e vídeos permitem isso; outros, não. A maioria dos vídeos do YouTube, é exemplo do primeiro caso. Os filmes do Porta Curtas Petrobrás são exemplos do segundo.

A colega Denise Cavalini fez um bom tutorial explicando como baixar vídeos da Internet, quando isso é possível, veja aqui.

No caso dos vídeos do site Domínio Público, você pode baixar facilmente vídeos, mas a dica, para copiá-los para seu computador, é clicar com o botão direito do mouse no ícone "baixar" e depois anotar "salvar link como..." ou "salvar link..." (conforme o navegador) e, por fim, escolher onde colocar o arquivo na janela que irá aparecer. Veja a imagem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário