sexta-feira, 22 de maio de 2009

TV digital: interatividade no segundo semestre

21 de maio de 2009 às 14h50

Visto por vários setores como a “salvação da lavoura” da TV digital, o Ginga – middleware que permite interatividade - deve estar disponível no mercado no próximo semestre. A informação foi dada ontem (20/05) por Aguinaldo Boquimpani, gerente de software da TQTVD, durante congresso da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV).


Segundo o site da associação, conversores e aparelhos de TV com o middleware embutido devem chegar ao mercado antes do fim do ano, quando o sistema de TV digital brasileiro completa dois anos do início de sua implementação.

“Para garantir a interatividade na TV será preciso formação de profissionais capacitados com a nova linguagem e a aquisição de aparelhagem específica”, observou Boquimpani sobre providências a serem tomadas pelas emissoras.

Carlos Fini, gerente de engenharia da Rede Globo, disse no encontro que a emissora e suas concorrentes já promovem testes com produtos e modelos interativos. Há algumas semanas, a TV Alterosa de Belo Horizonte, afiliada do SBT, iniciou testes com interatividade. Segundo Boquimpani, um nicho de mercado que já mobiliza estudos por parte das emissoras é a possibilidade de aliar a interatividade com a mobilidade. “Os celulares apresentam um complicador, pois não há um padrão Java, o que dificulta o desenvolvimento de um middleware específico. Será necessário reunir técnicos, emissoras e fabricantes de celular para discutir a questão", argumentou o gerente.


Fonte: http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=20&id_noticia=23976&colunista=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário