21 de maio de 2009 às 14h50
Visto por vários setores como a “salvação da lavoura” da TV digital, o Ginga – middleware que permite interatividade - deve estar disponível no mercado no próximo semestre. A informação foi dada ontem (20/05) por Aguinaldo Boquimpani, gerente de software da TQTVD, durante congresso da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV).
Segundo o site da associação, conversores e aparelhos de TV com o middleware embutido devem chegar ao mercado antes do fim do ano, quando o sistema de TV digital brasileiro completa dois anos do início de sua implementação.
“Para garantir a interatividade na TV será preciso formação de profissionais capacitados com a nova linguagem e a aquisição de aparelhagem específica”, observou Boquimpani sobre providências a serem tomadas pelas emissoras.
Carlos Fini, gerente de engenharia da Rede Globo, disse no encontro que a emissora e suas concorrentes já promovem testes com produtos e modelos interativos. Há algumas semanas, a TV Alterosa de Belo Horizonte, afiliada do SBT, iniciou testes com interatividade. Segundo Boquimpani, um nicho de mercado que já mobiliza estudos por parte das emissoras é a possibilidade de aliar a interatividade com a mobilidade. “Os celulares apresentam um complicador, pois não há um padrão Java, o que dificulta o desenvolvimento de um middleware específico. Será necessário reunir técnicos, emissoras e fabricantes de celular para discutir a questão", argumentou o gerente.
Fonte: http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=20&id_noticia=23976&colunista=1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Agenda & Cronograma
Acompanhe o calendários de ofertas e tarefas dos Módulos
-
Recursos Educativos
Conheça ferramentas da web que podem ter uso pedagógico
-
Educação, cultura e tecnologia
Fique por dentro de notícias da área da tecnologia, cultura e educação
-
Filmes e vídeos
Conheça audiovisuais que podem ampliar sua formação e colaborar com suas aulas
-
Publicações e E-books
Conheça as publicações do Mídias em São Paulo e outros livros digitais
Nenhum comentário:
Postar um comentário