domingo, 31 de maio de 2009

O futuro da educação brasileira e o papel do professor



O sociólogo, ex-presidente do IBGE, Simon Schwartzman disponibilizou em seu blog (aqui) endereços para vídeos na Internet de palestras e entrevistas.

Um dos vídeos mais interessantes é o da palestra com o título da postagem, realizada em 2008 no Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP), cuja primeira parte está acima. Na segunda parte, o pesquisador identifica perspectivas para o futuro da educação (aqui) e na terceira ocorre o debate com a platéia (aqui).

Schwartzman apontou as tecnologias de comunicação e informação como uma das perspectivas futuras da educação. No entanto, apesar do slide abaixo ser mostrado durante a palestra, abordou pouco o assunto, talvez por economia de tempo. Falou mais sobre o tema no debate, quando inquerido sobre o papel da EAD.


De qualquer forma, fica o convite para os professores cursistas refletirem e dizerem o que pensam (quem sabe, aqui, nos comentários), também a partir do que têm estudado no Mídias na Educação, sobre as perguntas que Schwartzman formula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário