segunda-feira, 4 de maio de 2009

Blogs dos cursistas: dificuldades

O cursista José Mauricio Bovo Nascimento, agora nas apresentações da 3ª oferta, faz um relato interessante:
Criei um blog para facilitar a interação com meus alunos, mas percebi que não funcionou, poucos acessaram e não conseguimos criar uma rede de discussão interessante. Podemos analisar qual foi o problema! O endereço é o seguinte: http://virtualenglishportfolio.blogspot.com.
Embora a descrição do caso seja sucinta e, por isso, seja difícil analisar o que ocorreu na especificidade da situação, cabe a pergunta: o que faz com que as experiências de uso de blogs (e outros mídias) sejam, de modo geral, mais bem sucedidas ou não, nas situações da escola?

Com a palavra os cursistas.

3 comentários:

  1. Não sei ao certo o que acontece com expeciências bem sucedidas e outras não pois também sou iniciante na questão. Creio porém que a interatividade é algo a ser construído e as ferramentas como os blogs precisam de incentivo e interação contínua. Penso que de início, a perseverança é nossa - educadores - a fim de que incentivemos os alunos a participarem cada vez mais... afinal, eles não deixam de acessar o msn e o orkut, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. olá, talvez o que pode ter acontecido é que não tinham interesse nos assuntos abordados. Dependendo da idade e dos atrativos em forma de figuras, tudo se facilita. Questões que façam uma análise do assunto abordado em forma de enquete no blog chama a atenção. Sempre valendo algo mesmo que apenas pontos obtidos. A interatividade se mostra contínua quando conhecemos nosso público alvo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Vejo que é mais interessante a eles ver algo diferente no internet, e quando o professor comenta sobre o seu blog, eles devem imaginar algo careta e nada divertido, a questão aqui é insistir, pedir que eles ajudem a montar o blog (até mesmo faze-lo junto com eles nas aulas de informática da escola), assim eles sentiram que fazem parte da criação...

    ResponderExcluir