quarta-feira, 15 de abril de 2009

Vídeo e alfabetização



A cursista Eliana Gonçalves Pereira dos Santos realiza projeto voltado à alfabetização no qual, agora, a partir da feitura do Módulo TV e Vìdeo do Ciclo Básico, passou a fazer uso de um filme digital, enriquecendo a sua proposta.

O vídeo utilizado foi A Casa (on-line aqui), de Andrés Lieban, que ela encontrou no Porta Curtas Petrobrás (aqui).

Leia, abaixo, a reflexão de Eliana sobre o uso de vídeo (e, depois do "leia mais", o detalhamento da sequência didática da proposta):
Partindo do princípio que a criança lê mesmo ainda sem saber ler e dentro do projeto “Clave de Sol” [...] surgiu a idéia, a partir da música citada, de ilustrar cada letra do alfabeto com uma música, mas não qualquer música, sim com grandes nomes da MPB.

Meu objetivo é que as crianças, mesmo sem perceber entrem em contato com sons, sons de qualidade (sons do corpo, dos objetos, do ambiente e principalmente da música) e não simplesmente barulho e que percebam o som não somente com os ouvidos, mas com os outros sentidos e possam futuramente produzir sons de qualidade.

Dentro deste contexto a sequência que utilizo é a seguinte:

Introduzo o tema da apostila (letras) com a música, assim que as crianças aprendem a letra, trago o texto escrito para ser explorado: leio com eles, canto, questiono e diante do interesse dos alunos fazemos uma atividade de culminância que, em relação à música “Casa”, o interesse era saber como podia ser uma casa sem teto, sem nada... O vídeo ajudou a responder.

Pra minha alegria e para riqueza das atividades, Toquinho tem um repertório de A a Z.
LEITURA DE MÚSICA

Objetivos
  • Refletir sobre o sistema de escrita.
  • Estabelecer relação entre fala e escrita.


Planejamento

Agrupamento: A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.

Materiais necessários: CD, Cartolina ou papel kraft, caneta hidrocor preta (com a música escrita) e cópia da música (Uma de cada letra do alfabeto).

Duração: cerca de 30 minutos.


Encaminhamento

Antes de iniciar a atividade, canto as músicas com eles várias vezes, de modo a garantir que todos a saibam de cor. Em seguida, faça uma leitura da letra da música utilizando um cartaz onde ela deverá estar escrita, apontando onde estou lendo. Distribuo as cópias dos textos e solicito que acompanhem a sua leitura, cada um olhando para o próprio texto. Leio uma vez e me certifico de que todos estão acompanhando a leitura, da música junto comigo. Leio uma segunda vez, mas peço agora que tentem acompanhar a leitura, passando o dedo por cima do texto e tentando ajustar aquilo que lêem àquilo que falam, ou seja, devem terminar de falar quando chegarem à última palavra. Leio verso por verso, mostrando para eles que cada verso é uma linha, pois assim fica mais fácil de eles acompanharem. Repito a leitura mais uma vez, para que tenham mais uma chance de ajustar aquilo que falam ao texto impresso. Deixo levar o texto para casa (e, depois, trazer de volta para pôr na pasta) para lerem para seus familiares. Em outras circunstâncias, depois de ter lido algumas vezes junto com os alunos a música, solicito que procurem uma determinada palavra, ou coloco o CD e paro num determinado momento, para que encontrem a última palavra cantada. Aqueles que a encontrarem primeiro não podem dizer onde está, mas sim dar pistas (a primeira letra da palavra, como ela termina, em que verso está...) para que os colegas a encontrem.

Um comentário:

  1. É isso ai, é desse tipo de professor que a Educação precisa, aquele que sabe fazer a diferença. Parabéns! Você é ótima.

    ResponderExcluir