quinta-feira, 30 de abril de 2009

Regina Casé e a educação

Regina Casé

Entrevista de Regina Casé no blog Amigos do Educar (aqui). Ela fala sobre a educação em sua vida e defende uma aproximação entre as lan houses e a escola:

"As leis brasileiras querem afastar as lan houses das escolas. Acho que aproximá-las seria uma solução muito criativa. Ao invés de esperarmos a informatização da rede pública, deveríamos levar os professores até as lan houses".

Você concorda?

8 comentários:

  1. "Lan House é uma faca de dois gumes."
    Ela é muito útil, principalmente para aqueles alunos que não tem computador e internet em casa e que precisam pesquisar algun assunto de importância para eles, seja escolar ou até por curiosidade. Cabe às Escolas e aos Meios de Comunicação orientá-los para o bom uso(uso consciente).

    ResponderExcluir
  2. Ana Clara de Assis José2 de maio de 2009 às 14:06

    Vem cá, menina !
    Não é que sua idéia já está em prática em nossa cidade (Sorocaba) !?!
    As unidades são prédios anexos à alguns escolas, chamam-se
    "SABE TUDO", e são utilizadas não somente por alunos, mas também pela comunidade, pois possuem um espaço cultural e educacional, onde a informática faz parte (como lan house mesmo).
    Para ter um melhor controle, alguns sites são bloqueados, para que não haja conflito com o objetivo.

    ResponderExcluir
  3. Ana Clara de Assis José2 de maio de 2009 às 14:11

    Ops ! Errinho de digitação, onde está escrito "alguns escolas", lê-se algumas escolas.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  4. Achei a experiência de Ana Clara muito interessante. Concordo com essa postura interativa, e vejo apenas um impecilho para o uso dos computadores livremente pelos alunos, porém a solução já foi encontradada, que é o bloqueio de sites inapropriados. Assim, não há como contrariar uma combinação que a cada dia tem se tornado mais necessária.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Márcia Helena, quando diz que: "Lan House é uma faca de dois gumes". Teria que ser muito bem estudado, pois as lans hoje, na maioria das vezes, são usadas pelos jovens para jogos de primeira pessoa, sites privados e outras coisas mais. Apesar que, com calma e muito estudo poderia virar um grande projeto. Gosto da inovação!!!

    ResponderExcluir
  6. Não é em todas as cidades que tem Lan House,mas é importantíssimo que todas tivessem, muitos alunos não tem acesso a internet e nem possuem computadores em casa para realizarem seus trabalhos escolars.

    ResponderExcluir
  7. Acho que seria melhor os Telecentros, pois sempre tem como responsável algum estagiário na área de Informática ou de Pedagogia, orientando alunos e comunidade no uso correto dos computadores. Como diz nosso Secretario Municipal ds Educação, profº Moacir,"... uma porta aberta para a escola e outra para a comunidade..."

    ResponderExcluir
  8. concordo com esse pensamento, deviriamos usar as lan house como um instrumento para agregar mais conhecimento as crianças, tenho um projeto de xadrez com o uso do computador, mas como se criou uma imagem negativa desse tipo de ambiente temos que esperar que alguem que esteja a frente de uma escola tenha a mente aberta para o novo e suas possibilidades

    ResponderExcluir