terça-feira, 30 de setembro de 2008

III. Questões Freqüentes

III. Avaliação e Certificação

(1) Postei todas as atividades solicitadas. Por que ainda não recebi meu certificado?
A Certificação é um processo que só pode ser concluído ao final do último Ciclo (Avançado). Isso acontece porque o curso almeja titular um Especialista, assim, seu cumprimento parcial (de um ou dois de seus três Ciclos) caracteriza “Extensão Universitária”. No caso da rede paulista, estas certificações finais — Especialização, Extensão Universitária — serão chanceladas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma vez que o MEC não abriu a possibilidade de convênio direto com a USP (que é uma universidade estadual). Assim, a certificação de "extensão universitária" só poderá sair no final do Ciclo Avançado.

(2) Como cada participante fica sabendo de sua avaliação? Como saber se fui ou não considerado apto a prosseguir?
Os participantes podem demonstrar um desempenho variável no cumprimento de suas tarefas, que são avaliadas pelo tutor ao final de cada módulo com base em parâmetros de suficiência — total, parcial insuficiente — propostos, em princípio, pelo próprio MEC.
O fato do cursista se encontrar alocado para o módulo seguinte já é sintomático de sua aprovação incondicional, uma vez que, em caso contrário, ele não constaria no módulo subseqüente ou seria incluído em procedimentos de recuperação.
Detalhes sobre o desempenho específico de cada participante e da sistemática de recuperação, podem ser conseguidos em contato direto com o tutor.

(3) Em que consiste, exatamente, o projeto final de cada módulo?
Cada um dos módulos estudados no curso propõe a elaboração de um projeto pedagógico (ou de itens desse projeto) com base na sua temática específica. A tarefa é pré-requisito para a aprovação do cursista ao final do módulo. O acompanhamento e a orientação referentes a este projeto são prerrogativas do Tutor.

(4) E o projeto final do Ciclo?
De acordo com a dinâmica desenvolvida, o projeto final de cada módulo deve ter como eixo a “Integração de uma ou mais linguagens midiáticas dentro do Projeto Político-Pedagógico escolar”. Espera-se que o projeto seja realizável e adequado ao contexto escolar dentro do qual cada cursista se insere. Também neste caso, o acompanhamento e a orientação referentes ao projeto são prerrogativas do Tutor.

(5) Quando sai a certificação do curso?
No caso paulista, a previsão é a de que o oferta do Ciclo Avançado se realize no ano de 2009.

(6) Existe certificação por módulo?
No decorrer do curso NÃO HÁ certificação por módulo, apenas atestados de participação ou inscrição.

IMPORTANTE: qualquer documento emitido antes do certificado — atestado de participação, atestado de matrícula — NÃO TEM VALOR DE CERTIFICAÇÃO, ou seja, não é aceito na rede pública para fins de evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário