segunda-feira, 28 de abril de 2008

Oba... um comentário que não é spam!

Quando vejo o primeiro post do blog indicando algum comentário, logo penso: “Droga, spam”. Geralmente estou certo e apago o indesejável. Porém, estive errado - felizmente - dessa última vez, pois a professora Vera, cursista do Mídias, do Módulo Intermediário (turma da Yta), deixou um recado bem interessante. Ela escreveu o seguinte:
Olá,

O vídeo é bem didático, impossível errar...rss
Hoje estão disponíveis muitos hospedeiros de blogs, resta saber quem são os melhores e mais práticos. Há tempos venho utilizando a uol, porque como sou assinante, tinha um espaço bem grande. Acontece que percebi que a blogosfera evoluiu e a uol parece que parou no tempo em relação a blogs. Então já estou migrando alguns blogs que tenho e outros que coordeno nas escolas. Mas fica sempre aquela dúvida, qual será o mais adequado para o que se pretende. O Blogger parece que evoluiu bastante no último ano e agora surge com aquela força o Wordpress. Alguns colegas que tenho conversado têm optado pelo Multiply, pois oferece o serviço de hospedagem completo: textos, vídeos, imagens, podcast, tudo no mesmo endereço. Será vantajoso ou não? O que vocês pensam a este respeito? Sugiro que façam postagem com este assunto, pois vai nos ajudar muito a escolher a melhor opção para nossos blogs pessoais e para nossas escolas. Obrigada!
Publico aqui os blogs de minhas escolas e o meu pessoal.

ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES:
http://rodrigues.alves.zip.net/

RÁDIO R2A:
http://radior2a.blogspot.com/

EMEF MINISTRO CALÓGERAS (em mudança para o blogger)
http://calo.zip.net/

PROFESSORA VERA:
http://verarenm.blog.uol.com.br/
Falando dos serviços de blog a partir da minha experiência, fica difícil avaliar comparativamente, pois até o momento só usei o Blogger e em favor dele tenho (além do costume) alguns argumentos: a integração com os outros serviços do Google (as fotos postadas no blog, via upload, ficam no picasaweb, por exemplo), os progressos contínuos que ele apresenta e a possibilidade de, editando no modo HTML, fazer uma série de coisas interessantes (inserção de áudio, vídeo etc.). Porém, quanto a esse último ponto, bem sei que ele depende de certo conhecimento técnico. Será que o Wordpress, nesse sentido, é mais simples e prático? E o Multiply?

Por outro lado, tenho a impressão, sim, que a hospedagem no UOL e no Zipnet, pelos blogs que vejo sendo feitos neles, é menos interessante, já que eles parecem oferecer menos possibilidades.

Acharia muito válido se cursistas do Mídias e amigos do blog que tivessem usado vários serviços escrevessem (nos comentários, e depois colocamos numa postagem) sobre suas experiências. Se alguém também conhecer alguma reportagem que faça algum tipo de comparação desse tipo, e que esteja on-line, poderia nos passar o link, para divulgação.

Postado por Richard Romancini

4 comentários:

  1. Obrigada Richard, pelo destaque dado ao tema. Considero-o muito importante, pois o blog é a forma mais utilizada de publicar conteúdos hoje. Tanto para quem já é blogueiro há algum tempo, como para quem está começando ou pretende começar, valem dicas e experiência dos que estão sempre antenados. Para os educadores é conteúdo precioso. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu utilizo o multiply como página da escola que trabalho EMEF Prof. Henrique Mélega, e estou achando bem interessante, pois publico trabalho dos alunos e eles podem comentar tanto os vídeos como o Blog. Ainda estou aprendendo, pois não tenho muita excperiência com Blogs. Se quiserem acessar,
    O site é www.melega.multiply.com
    Regina Gavassa

    ResponderExcluir
  3. Não tenho Blog pessoal, mas me tornei usuária por necesidade... e assim participo de vários.
    O Blog é um espaço que possui diferentes aplicabilidades e isso o fez uma ferramenta que está sendo muito utilizada na educação.
    Eu por exemplo, já participei de eventos onde os trabalhos e as participações ficaram postadas no Blog.
    http://1teleencuentrouned.blogspot.com/2008/04/el-uso-del-vdeo-digital-en-clase-de.html

    Quanto ao melhor espaço... não tenho certeza se existe. Mas acho que ter uma variedade de espaços permite que o blogueiro escolha o que melhor se adapta as suas necessidades.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Tenho um blog pessoal no spaces.live, mas prefiro utilizar o blogger com os alunos porque este tem a opção de comentários anônimos, o que facilita a interação daqueles que estão iniciando-se no uso da web e não possuem conta de email - necessária no primeiro serviço.
    Também achei mais fácil a "customização", e acho que as ferramentas combinadas da conta gmail (proprietaria do blogger)são excelentes: o google docs permite a publicação de slides e outros documentos, o google reader permite acompanhar outros blogs, inclusive os do wordpress. Tive excelentes referências sobre este último, que é software livre, mas não consegui baixá-lo em meu computador...

    ResponderExcluir