domingo, 20 de abril de 2008

Guy Debord e o Situacionismo

No domingo passado (13 de abril) o jornal O Estado de S. Paulo publicou um artigo do professor de filosofia da USP Vladimir Safatle (on-line aqui) sobre o intelectual francês Guy Debord. O movimento situacionista, do qual Debord foi um dos líderes, era mencionado.

É provável que Debord, que faleceu em 1994, seja bastante lembrado nesse ano, pois 2008 marca os 40 anos do Maio de 68 na França, que teve desdobramentos no mundo todo.

Autor do famoso livro A sociedade do espetáculo, inspirador do maio francês, Guy Debord foi também cineasta. Alguns de seus filmes acabaram de ser exibidos numa mostra em São Paulo no Centro Cultural Banco do Brasil, e até o dia 24 de abril filmes influenciados por suas idéias continuarão a ser mostrados (veja aqui o programa).

A mostra sobre Debord não incluiu, porém, o bom documentário de introdução às idéias situacionistas On the Passage of a few People through a Rather Brief Moment in Time: The Situationist International 1956-1972 (1989), dirigido e produzido por Branka Bogdanov. Esse filme está disponível no site UBU, na parte de vídeos, junto com outros filmes (inclusive alguns de Debord) (aqui).

Há algum tempo eu pedira para uma amiga fazer uma tradução das falas e como alguém colocou, em partes, esse filme no YouTube, é possível vê-lo acompanhado das traduções, abaixo. Fiz uma pequena revisão no texto, sobretudo para utilizar os termos que têm sido mais comumente usados em português a respeito de conceitos situacionistas.















Postado por Richard Romancini

Nenhum comentário:

Postar um comentário