segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Windows Vista - chance para o software livre?

Como se sabe, existem campanhas contra o sistema operacional Windows Vista por parte de defensores do software livre, que criaram o site Bad Vista (ver também reportagem da INFO Online, aqui).

Mas existem críticas dos próprios usuários do Windows, o site Infoworld, numa manobra em parte publicitária, criou uma campanha para “salvar o XP”. É difícil que isso ocorra, porém durante algum tempo haverá problemas de compatibilidade em termos de hardware e software. O que é pior é que certos computadores mais (ou menos) modernos talvez nem aceitem a instalação dual (XP e Vista - sobre esse tipo de instalação, veja esse tutorial aqui).

Como comenta Maurício Grego na INFO Online (íntegra do texto aqui), essa pode ser uma situação favorável ao Linux, no caso do Brasil:

Na INFO, já recebemos mensagens de leitores que compraram um notebook com Windows Vista, instalaram o XP e tiveram problemas de compatibilidade. Ao entrar em contato com o fabricante do notebook para reclamar, a resposta foi que a máquina tinha sido projetada para o Windows Vista. Isso sugere que, para alguns fabricantes de hardware, o XP já começa a ser visto como coisa do passado.

A situação parece ser um pouco diferente para quem produz máquinas de baixo custo, as mais vendidas no Brasil. Os PCs mais simples não têm, em geral, capacidade para rodar o Windows Vista com bom desempenho. Assim, se a Microsoft descontinuar o XP em junho (o que provavelmente vai acontecer), o tiro pode sair pela culatra. Um número maior de modelos básicos poderá sair da fábrica com Linux, em vez de Windows.”
Postado por Richard Romancini

Nenhum comentário:

Postar um comentário