sábado, 29 de dezembro de 2007

Balanço de 2007 - I

Do ponto de vista da educação, 2007 foi o ano em que os resultados do exame Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos) realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), com dados de 2006, mostraram que:
  • Os alunos brasileiros obtiveram médias que os situam na 53ª posição em matemática, 52ª em ciências (ambos os casos entre 57 países) e 48ª em leitura (entre 56).

  • Dentre os 35 países em que foi possível comparar o desempenho dos alunos da rede pública e da rede privada, o Brasil foi o que apresentou a maior distância, na pontuação da prova de ciências, em favor das escolas particulares. Isso não significou, contudo, uma situação de melhora expressiva na posição do país – este grupo ocuparia somente a 24ª posição, continuando abaixo da média dos países da OCDE.

  • E se as médias fossem comparada apenas pelo desempenho de estudantes que estão entre os 5% melhores, a posição do Brasil seria a 51ª em ciências, a 45ª em leitura e a 53ª em matemática.

  • Comparando o desempenho do Brasil no exame 2003 com o de 2006, as notas pioraram em leitura, ficaram estáveis em ciências e melhoraram em matemática.
Não há muito a comemorar nesses dados, embora se deva notar que não houve queda pronunciadas nos índices, comparados com o exame anterior - o que na situação atual de expansão das matrículas é positivo. Veja os dados completos do Pisa no site do INEP (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário