sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Objetos de Aprendizagem


O livro Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico, organizado por Carmem Lúcia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento, e publicado pela SEED/MEC este ano, foi disponibilizado em formato eletrônico, aqui.

Conforme define um dos textos:
Os Objetos de Aprendizagem (OA) são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na internet. Conforme Beck (2002, apud WILEY) são:
qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino. A principal idéia dos Objetos de Aprendizado é quebrar o conteúdo educacional em pequenos pedaços que possam ser reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem, em um espírito de programação orientada a objetos (p. 1). (Bardy et al., p. 95-96).

O sumário do trabalho é o seguinte:

APRESENTAÇÃO

PRINCÍPIOS COGNITIVOS
- Saberes docentes e o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
Arlindo José de Souza Junior e Carlos Roberto Lopes

- Desenvolvendo o pensamento proporcional com o uso de um objeto de Aprendizagem
Laércio Nobre de Macêdo, José Aires de Castro Filho, Ana Angélica Mathias Macêdo, Daniel Márcio Batista Siqueira, Eliana Moreira de Oliveira, Gilvandenys Leite Sales e Raquel Santiago Freire

- Recursos informáticos projetados para o ensino de Ciências: bases epistemológicas implicadas na construção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem
Rejane Maria G. da Silva e Márcia Aparecida Fernandez

DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- Criando interfaces para objetos de aprendizagem
Ivan Shirahama Loureiro de Lima, Helton Augusto de Carvalho, Klaus Schlünzen Junior e Elisa Tamoe Moriya Schlünzen

- Desenvolvimento de habilidades em tecnologia da informação e comunicação (TIC) por meio de objetos de aprendizagem
Aguinaldo Robinson de Souza, Wilson Massashiro Yonezawa e Paula Martins da Silva

- Arquitetura das escadas: um objeto de aprendizagem para exploração dos conceitos de semelhança de triângulos, proporcionalidade e Teorema de Tales
Maria de Fátima C. de Souza, José Aires de Castro Filho, Mauro C. Pequeno, Daisyane Carneiro Barreto e Natasha Carneiro Barreto

- Construindo objetos de aprendizagem e pensando em geometria
Eduardo Lucchesi, Cristiano Lima, Paula Aguiar e Vinícius Teixeira

PADRÕES E INTEROPERABILIDADE
- Padrões e interoperabilidade
Liane M. R. Tarouco e Renato Dutra

QUESTÕES E EXEMPLOS DE IMPLEMENTAÇÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- Os objetos de aprendizagem para Pessoas com Deficiência (PD)
Lívia Raposo Bardy, Elisa Tamoe Moriya Schlünzen, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Klaus Schlünzen Junior e Ivan Shirahama Loureiro de Lima

- Políticas para fomento de produção e uso de objetos de aprendizagem
Carmem Lúcia Prata, Anna Christina de Azevedo Nascimento e Maurício Pietrocola

AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- Objetos de aprendizagem: uma proposta de avaliação da aprendizagem significativa
Romero Tavares, Gil Luna Rodrigues, Mariel Andrade, José nazareno dos Santos, Lucídio Cabral, Henry Pôncio Cruz, Bruno Monteiro, Thiago Gouveia e Karin Picado

- Objetos de aprendizagem: entre a promessa e a realidade
Anna Christina de Azevedo Nascimento

SOBRE OS AUTORES

Um comentário: