sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Imagens para web

Na configuração mais comum, um monitor tem 800x600 pixels (a pessoa pode aumentar) numa resolução de 72dpi (dots per inche = pontos/pixels por polegada). Então, o que se visualiza tem a ver com esse parâmetro. Ou seja, uma imagem de 800x600 cobre toda a tela, de maneira geral.

A resolução da impressora caseira é de 150dpi e da impressão profissional é 300. Mas não faz sentido colocar imagens na web com mais de 72dpi, pois a resolução de saída do monitor é de 72dpi. Por isso, reparem que às vezes uma imagem demora muito para ser carregada, pois provavelmente tem um tamanho grande por estar com resolução (e/ou tamanho original) muito alta.

Outra informação importante é que o modo de cor da tela é RGB (red-green-blue, formando todas as outras cores), mas para a impressão profissional se utiliza o CMYK (cyan-magenta-yellow-black). E novamente não faz sentido que uma imagem de um tipo (CMYK) esteja na web, pois fica em tamanho maior desnecessariamente. Ou seja, preferencialmente imagens para tela devem estar em RGB.

Para dar um exemplo de tudo isso que estou falando, a imagem abaixo tem tamanho de 400x300 e o arquivo está com 30,7k, em RGB. Quando ele é gravado como CMYB (fiz o teste) o arquivo passou para 35,5k.


Fonte: http://toni.blogs.sapo.pt/8089.html?replyto=62617

O tamanho das imagens está relacionado também com a extensão. Para web se deve usar preferencialmente JPG (em RGB) e GIF (com paleta de cores indexadas). Nunca em PSD (formato nativo do Photoshop), muito menos TIF. Novamente para efeito de teste, salvei a imagem acima como PSD e como TIF e os tamanhos passaram, respectivamente, para 384k e 474k.

Por fim, vale notar que certos softwares têm opções de compactação de imagem (“salvar para web...”) muito interessantes, diminuindo bem os tamanhos, por meio de interpolações da imagem (minorando o número de informações que ela tem), geralmente sem perda muito expressiva, para a web, de qualidade.

Assim, pode-se considerar que uma imagem de 100k já possui um tamanho um pouco grande. O ideal é que seja menos que esse valor. No exemplo, a imagem tem 30,7k.

Nenhum comentário:

Postar um comentário