domingo, 25 de novembro de 2007

Gerando um favicon

Favicon é o pequeno ícone que fica ao lado do endereço do site na barra do navegador e na lista de Favoritos. A palavra deriva justamente de “favorito” e de “ícone”. Na ausência de um favicon próprio do site, os navegadores exibem ícones padrão (página em branco no Firefox) ou do próprio navegador (Internet Explorer).

Se você usa o Firefox já deve conseguir ver a imagem acima como ícone deste blog. Isso só é possível em versões recentes do iE. Nas antigas, é preciso antes colocar o site na lista de Favoritos.

A geração de favicons não é muito difícil, mas novamente é bom entender um pouco de codificação HTML. Para sites normais, é necessário gerar uma imagem (jpg, png, bmp etc.), transformá-la no formato “ico” e colocá-la num diretório, no próprio espaço que hospeda o site. Vários sites fazem a transformação da imagem em “ico” gratuitamente, como esse, esse e esse.

Em blogs, geralmente, a lógica da construção de páginas é um pouco diferente. Então, devem ser utilizados sites hospedeiros (para o “ico”). Sites como este aqui fazem isso, também sem custo.

Este serviço irá gerar um código HTML que deverá ser colocado num local da página modelo do blog. Isso é bem explicado nas instruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário