domingo, 18 de novembro de 2007

Domínio Público, spam e hoax



Tem circulado na Internet (por e-mails) uma mensagens que fala na suposta desativação da excelente iniciativa do portal Domínio Público, do MEC. Virou até tema de matéria no site Overmundo.

Mas tudo indica que se trata apenas de um hoax (trote, boato). O motivo que o e-mail alega (baixo número de acessos), é desmentido pela página de estatísticas do DP, que mostra índices de utilização crescentes. Foram mais de 400 mil acessos em setembro desse ano.

No entanto, é interessante notar como os boatos e trotes se espalham na rede - através de spam (mensagem não solicitada). No caso, o boato tinha um caráter "do bem". O problema é quando o spam vira um meio de transmissão de vírus ou informações que causam prejuízo.

Foi isso que aconteceu com muito gente que recebeu (e propagou) um e-mail com o hoax que falava num vírus, em forma de ursinho, que estaria no computador do usuário. Como existe mesmo um arquivo com esse ícone no Windows, muitas pessoas receosas apagaram-no e foram prejudicadas, pois esse arquivo é necessário para certas funções do sistema operacional.

Por isso, pense bem antes de propagar mensagens de que você não tem certeza quanto à veracidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário