segunda-feira, 1 de junho de 2009

Google Docs na Educação (I)

A tutora Denise Cavalini, interessada em inovações pedagógicas com o uso de tecnologias, andou testando o Google Docs, ao qual todos que têm uma conta do Google (Gmail, por exemplo) têm acesso.

Desse modo, ela elaborou o texto abaixo (que passou por e-mail a colegas), ensinando certos aspectos da ferramenta, leia, a seguir:

Amig@s,

Gostaria de compartilhar com vocês uma recente “descoberta tecnológica” que fiz, através de um amigo virtual, sobre uma ferramenta extremamente prática e interessante para a elaboração de questionários, provas, entrevistas, desafios etc. e que, sob meu ponto de vista, pode se tornar bastante atrativa aos alunos: tanto para responder e participar quanto para aprender a elaborá-los, e extremamente ÚTIL a nós professores(as).

Deem uma olhadinha em alguns exemplos que fiz, só para teste:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=ckI1Z2dRRzZmMlFsWEt0ZTdRYU5HdFE6MA

http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=ck4xUTAyV3FHdFBfUzVJSmlCU3ZJWGc6MA

Caso não conheçam esta ferramenta e queiram aprender como desenvolvê-la, elaborei, abaixo, uma seqüência de ações.
COMO MONTAR FORMULÁRIOS USANDO O GOOGLE DOCS (Gdocs ou DOCS)

Você precisa ter uma conta no Gmail (basta digitar, na barra de endereço http://www.gmail.com/): acesse à página e crie uma conta.

Com a página inicial da Caixa de Entrada do Gmail aberta, clique em DOCS, que fica na parte superior dessa página.

Ao abrir a página do GOOGLE DOCS, clicar em NOVO, que fica na lateral esquerda da barra de ferramentas do Gdocs, aparecerá uma lista:
· Documento
· Apresentação
· Planilha
· Formulário
· Pasta

Clicar em FORMULÁRIO.

Ao abrir a nova janela, clique em TEMA: Plain e escolha o pano de fundo que você deseja utilizar (são 71 opções). Ao visualizar o modelo que você escolheu, clique em APLICAR. Abrirá, novamente, a página de edição do formulário.

Clique sobre a mensagem FORMULÁRIO SEM TÍTULO e escreva o nome do SEU formulário.

Caso queira fazer alguma explicação sobre o preenchimento do formulário, seu objetivo ou como proceder para respondê-lo, utilize a caixa logo abaixo ao TÍTULO.

Você, então, irá preencher as PERGUNTAS (o TEXTO DE AJUDA é opcional) e em TIPO DE PERGUNTA, você poderá escolher a forma que deseja estruturar sua pergunta.

Tipo de pergunta:

# Texto
# Texto do parágrafo
# Múltipla Escolha
# Caixas de Seleção
# Escolha de uma lista
# Escala

Com a pergunta elaborada, clique sobre CONCLUÍDO, e passará para a próxima questão.

Ao lado de cada questão estão três figuras UM LÁPIS (para editá-la), DOIS QUADRADINHOS SOBREPOSTOS (para duplicá-las) e uma LIXEIRA (para excluí-las).

Para conferir o efeito da sua montagem, você poderá clicar em um link que fica na parte inferior da página, em uma caixa preta, onde está escrito:

Você pode visualizar o formulário publicado aqui:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=ckI1Z2dRRzZmMlFsWEt0ZTdRYU5HdFE6MA Você pode visualizar o formulário publicado aqui: null

Antes de SALVAR o seu trabalho, clique sobre este link e copie este endereço, pois será através dele que seus alunos poderão acessá-lo.

Clique em SALVAR, e seu projeto está pronto !!!

Obs.: Cada vez que seus alunos preencherem o formulário deverão clicar em ENVIAR, pois os dados contidos nos mesmos, inclusive as respostas, serão disponibilizados para você em uma PLANILHA. Para acessar essa Planilha, você deverá entrar no Gmail, acessar DOCS (na parte superior da página) e, ao abrir a janela do Gdocs, clicar sobre o nome do formulário que você deseja.

Para alterar um Formulário, basta você estar na sua página do Gdocs, clicar sobre o formulário que aparecerá a Planilha, com a Planilha aberta, clique em FORMULÁRIO e depois em EDITAR FORMULÁRIO, faça as mudanças que desejar e clique em SALVAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário